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Jovem perde 10 kg em um mês praticando crossfit

     

15/07/2015 - 20h52 - Atualizado em 16/07/2015 - 08h47
Autor: Caique Verli | [email protected]

A modalidade é um programa de condicionamento físico com características de um treinamento militar

Mudança é a palavra que movimenta a vida do projetista Thiago Britto Clarkson há quatro meses, desde que se tornou adepto do crossfit, programa de condicionamento físico com características de um treinamento militar.
Com 23 anos, o projetista perdeu 12 quilos desde março deste ano. Foram 10kg somente no primeiro mês da atividade, que exige bastante do corpo.
Thiago Brito perdeu 10 kg praticando crossfit em apenas um mês e melhorou a saúde
As noites de insônia com dores na coluna, a insatisfação com o corpo e a indisposição ficaram para trás e deram lugar a uma vida com mais saúde.
“Minha qualidade de vida melhorou muito. Não conseguia nem dormir direito por conta do peso. Tinha muitas dores na coluna, na minha lombar”, conta Thiago, que já teve mais de 108 quilos.
A perda de peso veio também com o auxílio de uma dieta saudável e acompanhamento profisssional. Thiago trocou alimentos calóricos e gordurosos por outros ricos em proteína, que ajuda no ganho de massa muscular. O jovem tem disciplina, sem falhar nos dias de treinamento - ele treina cinco vezes por semana. E esse é o principal segredo desse programa de exercícios.
“Os exercícios são os mesmos usados para treinar militares das unidades de operações especiais do exército americano. Disciplina é a primeira exigência”, explica Leonardo Barbieri, coach de crossfit, do box Base Trein Center.
Thiago poderia ter escolhido musculação, corrida, natação ou várias outras atividades. Mas o que conquistou o projetista é a rotina diferenciada do crossfit. “Cada dia é uma surpresa. Não sei o que vou treinar. Gosto de praticar o crossfit porque mexe com a minha rotina”, diz Thiago.
Intensidade
Para auxiliar o trabalho dos músculos, os coachs ou treinadores de crossfit utilizam alguns elementos, como barras e anilhas olímpicas, cordas, caixas, bolas, pneus, pesos livres, argolas, elásticos e correntes. O tempo do treino não é difícil de ser encaixado na correria do dia a dia: não costuma ultrapassar os 30 minutos.
“A grande peculiaridade do crossfit é a alta intensidade dos exercícios. Por treino, há perda de 800 a 1.000 calorias, dependendo de alguns fatores biológicos e de uma rotina saudável”, explica o profissional.
Apesar de ser conhecido com um exercício muito intenso, não há nenhuma contraindicação, segundo Leonardo. Recomenda-se antes fazer um check-up médico e uma avaliação física com um profissional de educação física.
Crossfit
Definição
É um treinamento militar, baseado em movimentos funcionais, variados e de alta intensidade. Utiliza alguns elementos, como corda, peso, pneus, argolas e correntes.
Tempo
Cada treino dura em média entre 20 e 30 minutos. A principal característica do crossfit é a intensidade.
Sem limites
Qualquer pessoa pode fazer os exercícios. Apesar de ser um treino forte, não há impedimentos.
Recomendações
O exercício não é milagroso. Então, se você desejar mudar seu corpo, a recomendação é ter um acompanhamento profissional, seguindo uma dieta balanceada. Antes de começar a praticá-lo, procure também um médico para fazer um check-up
Benefícios
Aumento da força
O crossfit exige muito do corpo, mas, em contrapartida, incentiva o aumento da força muscular. Na segunda semana, o praticante
já consegue aumentar a carga dos exercícios.
Perda de peso
Os treinadores garantem: assim como Thiago, é possível perder muito peso, levando-se em conta alguns fatores, como idade, alimentação balanceada e genética. De acordo com profissionais da área, a cada treino, pode-se perder até 1.000 calorias.
Mais saúde
Entre os benefícios, o crossfit melhora outras capacidades físicas, como a resistência cardiovascular e respiratória, a flexibilidade e o equilíbrio, além de reduzir o percentual de gordura. O treinamento também diminui o estresse.
Fonte: Leonardo Barbieri, coach de crossfit, do box Base Trein Center.

Fonte: A GAZETA

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