• Últimas da coluna

Coleta não passa em bairro de Viana e lixo acumula

Depois de encrenca, prefeitura regularizou a coleta de lixo em Araçatiba, em Viana


Lixo acumulado em Araçatiba, em Viana
Lixo acumulado em Araçatiba, em Viana
Foto: Foto leitor

O monte de lixo da foto ao lado é o resultado de quase um mês sem coleta no bairro Araçatiba, em Viana.

A Janete Ribeiro mora no bairro e era obrigada a conviver com essa nojeira e, por isso, ela colocou a boca no trombone.

“Com a chuva dos últimos dias, a situação piorou. Nosso bairro não existe no mapa, deve se por isso que a prefeitura parou de recolher nosso lixo", explica a moradora.

Acionamos, então, a Prefeitura de Viana. A administração nos disse que a coleta de lixo no local já está normalizada.

Adoramos saber que a situação foi normalizada. A prefeitura - infelizmente - não disse o que faz a coleta parar de passar. Mas a gente espera que isso não se repita. 

ENCRENCAS

Pelo fim do calor

"Gostaria de saber se existe alguma política ou procedimento padrão que instrua os motoristas e trocadores dos coletivos a abrirem as escotilhas - uma espécie de janela - de teto dos ônibus a cada chegada ao terminal ou ponto final. É uma medida simples que pode aumentar, em muito, o conforto dos passageiros. Mas, infelizmente, não parece ser praticada, ou pior, é simplesmente ignorada. Nós vivemos numa cidade com clima tropical e das vezes em que eu, algum amigo ou mesmo outros passageiros abrimos essa escotilha melhorou bastante o conforto no ônibus." - Paulo Henrique Baracho 

Resposta: Paulo, Ceturb-GV disse que qualquer equipamento dentro do ônibus é de inteira responsabilidade do motorista e do cobrador. Sendo assim, caso seja solicitado pelo usuário que a escotilha seja aberta é de obrigação do trocador que a abra. Essa regra só não vale para dias de chuva.

Por que eu não?

"Dona Encrenca, eu quero saber porquê eu não consigo regularizar a situação do meu endereço e pagar IPTU. Tem pessoas aqui que pagam essa taxa, mas eu não. E todos moramos na mesma rua. Fui na prefeitura e a pessoa que me atendeu disse que não tem como me ajudar. Não podem mandar ninguém aqui para ver?" Maria, Vila Velha

Resposta: Maria, a Prefeitura de Vila Velha disse que a orientação é procurar o setor de atendimento ao contribuinte, da Secretaria Municipal de Finanças, para regularizar a situação. Quando você for, leve os seus documentos pessoais e do imóvel. Quando a situação estiver normalizada, são os Correios que ficam responsáveis pela entrega dos carnês. A prefeitura aproveitou para lembrar que, quem não receber o carnê também podem acessá-lo por meio do site da prefeitura, no www.vilavelha.es.gov.br, bastando informar e tiverem o número do cadastro imobiliário. E anote ai o endereço de onde você deve ir portando os documentos: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica, ao lado da Faculdade Novo Milênio.

Ver comentários