• Últimas da coluna

Desvendamos segredos do Grupo Especial, que desfila hoje

Confira a coluna Ziriguidum deste sábado, 30 de janeiro


Aos 27 anos de idade, Luana já é rainha da Estácio de Sá, no Rio, há cinco carnavais. E ainda arruma tempo para desfilar sua beleza no palco do Caldeirão do Huck, da TV Globo.
Aos 27 anos de idade, Luana já é rainha da Estácio de Sá, no Rio, há cinco carnavais. E ainda arruma tempo para desfilar sua beleza no palco do Caldeirão do Huck, da TV Globo.
Foto: Marcos Serra Lima/EGO

Este sábado (30) é a vez das seis agremiações do Grupo Especial cruzarem o Sambão do Povo. A partir de 21h, Barreiros, Jucutuquara, Pega no Samba, MUG, Piedade e Boa Vista (nessa ordem) vão disputar ponto a ponto os nove quesitos em julgamento. Abaixo, Ziriguidum listou um pouco do que você deve prestar atenção no desfile de cada escola, logo mais.

Martinho da Barreiros

A Barreiros abre seu desfile com “Os Caminhos do Destino”, uma vez que o bairro de Vila Isabel, no Rio, chorou a morte de Noel Rosa em 1937, e vibrou com o nascimento de Martinho da Vila, um ano depois, em 1938. O desfile também será pautado pela presença do negro. A ala de passistas representa “O Nascimento do Samba” e a bateria veste a “Ópera Negra”.

Fechando com Vila

E, para encerrar a apresentação da escola de São Cristóvão, a última ala representa “Carnaval em Vila Isabel”, que retrata a boemia e os antigos carnavais de um dos maiores redutos de sambistas no Rio de Janeiro.

Água de Benzer!

Já a poderosa Unidos de Jucutuquara abre seu desfile com a canção que inspirou o enredo “Vitória”, a música “Água de Benzer”. Será um grande ritual de batismo, com benzedeiras e seus jarros, além de peregrinos rendendo graças a Nossa Senhora da Vitória.

Casal de luz

Logo após a comissão de frente, a Jucutuquara traz seu brilhante casal, Gessya e Juliander, com a fantasia “Sonho de Luz”, inspirada nos versos de um dos hinos da cidade. “Tu és um sonho de luz Norte a Sul / Meu coração te namora e te quer...”

Ops, coincidência..

O Mercado da Vila Rubim vem com tudo no segundo carro alegórico da... Jucutuquara. Isso mesmo, o enredo da Unidos da Piedade em 2016 será carro, também, na Coruja. E a Jucutuquara desfila de duas a três horas antes da Mais Querida. A conferir.

Vem que tem Pega

A Pega no Samba leva para a avenida um desfile sobre o centenário do ambientalista capixaba Augusto Ruschi. Para representar bem o homenageado, uma variedade enorme de plantas e animais fazem parte da apresentação da escola, do bairro Consolação, em Vitória. Em resumo, um “exército ecológico”.

Laboratório

Além do abre-alas, que traz a fauna e a flora, a Pega no Samba trará os experimentos na sua segunda alegoria. “Laboratório científico, o refúgio para o conhecimento” é o nome do carro alegórico, com tubos de ensaio, livros, moléculas e tudo que tem direito.

O grito pelo verde

A escola encerra seu desfile com a ala Amigos do Pega, que representa “Verde que te quero vida”.

Papo de Botequim

Quarta escola a desfilar, a MUG abre seu desfile com os personagens da noite: os malandros e as cabrochas. São sete homens e oito mulheres para representar a alma da malandragem.

Filho da sorte

E a MUG separou um setor inteiro para os jogos. Dados, damas, cartas e dominós vão ganhar vida. O setor se encerra com a alegoria “A Jogatina do Botequim”, com um jogo de dominó “diferente”. Fique de olho.

Andar com fé

O desfile da MUG se encerra com o carro “Malandro com fé”, que traz a grande inspiração da malandragem: o luar, a morada de São Jorge.

Vamos ao Mercado?

Penúltima escola do Especial a desfilar, a Piedade começa seu desfile com “A Coreia”, como o Mercado da Vila Rubim e o entorno ficaram conhecidos, graças à Guerra Fria.

Navegar é preciso

Esse é o nome do abre-alas da Piedade, que traz o dragão, símbolo da escola, guiando a corte até o Mercado da Vila Rubim.

Emoção

Um dos momentos mais marcantes do desfile promete ser a terceira alegoria da Piedade, que retrata a esperança do comerciante ao ver que a Imagem de Iemanjá sobreviveu ao incêndio do mercado.

Boa Vista divinal

A Boa Vista vem repaginada em 2016: a comissão de frente traz os anunciadores celestiais da Festa do Divino, uma das principais festividades da Igreja Católica.

Musas da Boa

As duas musas da Boa Vista anunciadas nos últimos dias virão em posição privilegiada. Thalita Zampirolli, a “Divina Chama”, vem à frente do abre-alas. Viviane Araújo vem à frente do segundo carro. O último carro da escola é a “Corte de todos os ritmos”, com uma mistura de acordes e harmonias. E, claro, um resumão do que é o “capixabismo”.

Ver comentários