• Últimas da coluna

Lamas vai apoiar Audifax

Confira a coluna Praça Oito deste sábado, 13 de fevereiro


pç oito

Após anunciar no último dia 2 que é mesmo pré-candidato a prefeito da Serra, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) garante à coluna que a decisão de participar do pleito é irreversível. Mas, numa raríssima antecipação, decreta que, em eventual segundo turno, com certeza vai apoiar o prefeito Audifax Barcelos (Rede) – desde que ele mesmo não avance a essa etapa do processo.

“Existe uma possibilidade enorme de aliança com Audifax, caso não haja confronto direto comigo. Em um segundo turno em que possivelmente eu não esteja, meu candidato é Audifax. O prefeito inclusive me estimula a disputar. Publicamente, coloca que é chegada a hora de formação de novas lideranças. Isso é muito bom e nos encoraja. O nome disso é estadismo. Segundo turno é jogo zerado, mas a preferência do PSB hoje é pelo projeto de Audifax.”

Esse tipo de anúncio antecipado de apoio de um pré-candidato a outro é algo completamente atípico. Lamas se diz preparado para concorrer à prefeitura. Sustenta que parte do eleitorado serrano pode estar cansada da alternância de poder entre Audifax e Sérgio Vidigal (PDT). Mas, seis meses antes do início do primeiro turno, já se apresenta como aliado de Audifax em um segundo escrutínio. Ao queimar etapas dessa forma, transmite a sensação de que se posiciona na linha de largada como adversário e aliado do prefeito ao mesmo tempo.

Na Serra, há quem acredite que Lamas, na verdade, só estaria entrando no processo para somar forças com Audifax, capitalizando os votos dos que buscam uma terceira via com o objetivo justamente de ajudar a provocar um segundo turno entre o prefeito e Vidigal, no qual trataria de transferir os seus votos para Audifax. Por essa interpretação, ventilada pelo grupo político em torno de Vidigal, o deputado do PSB entraria na disputa como um candidato laranja. Lamas rechaça essa avaliação com veemência.

“Entendo isso quase como uma ofensa. Jamais me prestaria a um papel desses. O PSB tem história, projeto e tradição na Serra. Quem na verdade transmite certa insegurança à cidade é Vidigal. Quem hoje faz esse jogo e alimenta uma terceira via laranja na Serra é ele”, rebate o deputado, aludindo, sem citar nomes, ao ex-deputado Vandinho Leite (PSDB), outro pré-candidato a prefeito da Serra, supostamente mais próximo de Vidigal.

Pelo menos no ponto de partida, a proximidade da Rede com o PSB na Serra e no resto do Estado realmente faz sentido. O PSB abrigou a ex-ministra Marina Silva na eleição de 2014 e incubou o projeto da Rede enquanto o partido não tinha registro. Além disso, Audifax saiu do PSB para a Rede em uma transição totalmente amigável, que não deixou nenhuma aresta com o PSB.

Hoje, na Serra, o PSB faz parte da administração de Audifax, e a própria mãe de Lamas, Márcia Lamas, acaba de ser nomeada secretária municipal de Educação (embora já tenha sido vice-prefeita e secretária de Vidigal na Serra). “Uma coisa é a tarefa dela. Outra coisa é a minha candidatura”, separa o deputado.

Buscando afastar de vez as especulações sobre sua candidatura, Lamas, que também preside o PSB na Serra, informa que, entre março e junho, pretende realizar 40 eventos preparatórios para a campanha: a “Agenda 40”.

A questão é que, ao prometer ajudar Audifax em um segundo turno com tanta antecedência, o deputado acaba queimando a largada. Espremido entre Audifax e Vidigal em uma eleição que promete render muito caldo, talvez fosse mais prudente esconder o jogo para evitar queimar a própria candidatura.

Neucimar secando

Pré-candidato a prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PSD) é um dos que andam espalhando a versão de que Max Filho (PSDB) não vai entrar nessa disputa. Em dezembro, Neucimar já batia na tecla. Há poucos dias, voltou a comentar com a coluna: “Ele já foi prefeito por oito anos. O que mais tem a provar?”

Com ou sem mandato

A coluna, então, provocou Neucimar: “Mas o senhor também já foi prefeito e no entanto quer voltar...”. “Mas eu não tenho mandato. Ele tem”, retrucou Neucimar, com a resposta na ponta da língua. Elementar, elementar...

Alívio para Max

Já um influente tucano diz que a confirmação da ida de Hércules Silveira (PMDB) para o PSDB seria um alívio para Max. O ex-prefeito não gostaria de ser candidato de novo e o convite feito por ele a Hércules demonstraria que ele busca uma solução boa para si mesmo e para o PSDB. Se Hércules for o candidato tucano a prefeito, Max fica desobrigado de entrar na disputa, mas não deixa o partido sem um candidato competitivo.

Situação ideal

O presidente estadual do PSDB, Jarbas de Assis, afirma que o cenário ideal para o partido é manter Max em Brasília e ganhar a eleição em Vila Velha com outro candidato (se possível, Hércules). “Estamos trabalhando para isso.”

Entre o bolo e o pudim

“Para Max, a escolha é entre um pudim de leite e um bolo de chocolate. Ele está nessa grande dúvida. É uma satisfação muito grande tanto voltar para Vila Velha quanto ficar em Brasília”, compara Jarbas.

Cena política

Os desembargadores Annibal de Rezende Lima e Sérgio Gama e o conselheiro Sérgio Aboudib – presidentes respectivamente do TJES, do TRE e do TCES – conversavam animadamente quando o primeiro revelou que os dois Sérgios são vizinhos de porta no mesmo andar de um condomínio em Vitória: “São iguais em tudo: no nome, no endereço e na presidência do próprio tribunal”, registrou Annibal. “A única diferença é que eu torço para o Fluminense, enquanto ele (Gama) é flamenguista”, emendou Aboudib.

Ver comentários