• Últimas da coluna

Salvador abre antes a festa de Momo

Confira a coluna Ziriguidum desta sexta-feira, 5 de fevereiro


Os carros alegóricos das escolas que vão desfilar na noite desta sexta-feira (5) no Carnaval de São Paulo já estavam no sambódromo do Anhembi na manhã desta quinta-feira (4)
Os carros alegóricos das escolas que vão desfilar na noite desta sexta-feira (5) no Carnaval de São Paulo já estavam no sambódromo do Anhembi na manhã desta quinta-feira (4)
Foto: Nelson Antoine/Agência O Globo

O carnaval oficial só começa neste sábado (6), mas em Salvador a festa teve início faz tempo; se é que a folia por lá acaba um dia. O primeiro dia da festa na Bahia foi na quarta-feira (3) e teve Saulo em trio sem cordas, Carlinhos Brown com Catanave e grupos musicais como Olodum e a Banda Didá em um cortejo com milhares de pessoas no centro da cidade.

Um dia antes

A abertura oficial da festa, que se estende por sete dias, ocorreu após a entrega das chaves de Salvador ao Rei Momo Nivaldo Santo Nery. O ato simbólico foi na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador. Esta foi a primeira vez na história que a folia foi aberta oficialmente em uma quarta-feira – nos anos anteriores, a cerimônia ocorreu na quinta.

História da folia

Os grupos tocaram um repertório relembrando desde as primeiras batucadas dos antigos carnavais, passando pelas fanfarras e chegando por fim ao trio elétrico e à explosão da Axé Music.

Chame gente

A noite de festa no Centro Histórico de Salvador foi encerrada pelo cantor Saulo, que cantou sucessos do carnaval de Salvador como “Chame Gente”, além de músicas autorais como “Raiz de Todo Bem”.

Ele vai pra galera

Um dos momentos mais esperados por quem acompanha o cantor Saulo é quando ele desce do trio e faz sua apresentação do meio dos foliões.

Lucy na avenida

Ex-concorrente do “The Voice Brasil”, Lucy Alves, de 29 anos, vai participar do desfile da Imperatriz Leopoldinense neste ano. No enredo em homenagem aos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, a bela morena e sua sanfona estarão no carro de som da Imperatriz no dia do desfile.

Lucy, que passou o ano se dividindo entre os shows que faz pelo país e os ensaios na quadra da escola em Ramos, está ansiosa pela estreia como intérprete de apoio do samba-enredo.

Lucy na avenida 2

“Participar do maior espetáculo da Terra exige dedicação extrema. E estou em preparando para isso desde as eliminatórias do samba. Estou fazendo um trabalho para aguentar os 82 minutos na avenida, preparando a voz e o fôlego”, diz Lucy, que no desfile vai tocar uma sanfona que pesa aproximadamente 11 quilos e ainda usar fantasia.

A briga é boa

A música da banda Vingadora, “Paredão Metralhadora”, é apontada por muitos como a favorita para ser a música do ano no Carnaval de Salvador. Também estão na disputa, Ivete Sangalo, com “O Farol”; Psirico, com “Pega Pega”; Harmonia do Samba, com “Daquele Jeito”; É o Tchan, com “Bota a cara no sol”; Léo Santana, com “Deboche”; Claudia Leitte, com “Corazón”; Bell Marques, com “Minha Deusa (Cabelo de Chapinha)”; Tomate, com “Docinho de Amor”; e Igor Kannario, com “Depois de Nós É Nós de Novo”.

25 anos de parceria

A parceria entre o mestre-sala Claudinho e a porta-bandeira Selminha Sorriso começou em 1991 na Estácio de Sá, onde o casal defendeu o pavilhão da escola por quatro anos. Neste ano, eles vão comemorar na Sapucaí 25 anos de “casamento”. Agora, eles já somam 21 anos de sucesso na Beija-Flor de Nilópolis.

Por aqui

A propósito, os dois também desfilaram no Carnaval de Vitória. Deram expediente no Grupo A, na escola Chega Mais.

Raia em São Paulo

Sol  e marchinhas formaram a combinação perfeita para mais de 100 pessoas, entre elas as que portadores de deficiência, que participaram, nesta quinta-feira (4), do banho de mar à fantasia, na Praia da Costa, em Vila Velha, promovido pela Ceturb-GV
Sol e marchinhas formaram a combinação perfeita para mais de 100 pessoas, entre elas as que portadores de deficiência, que participaram, nesta quinta-feira (4), do banho de mar à fantasia, na Praia da Costa, em Vila Velha, promovido pela Ceturb-GV
Foto: Marcelo Prest

A atriz Claudia Raia, de 49 anos, terá sua vida contada no carnaval de São Paulo, na Nenê de Vila Matilde. Na escola, ela faz questão de opinar em tudo: da comissão de frente da Nenê - que terá sua filha, Sophia Raia, representando Claudia novinha -, às fantasias da agremiação. Ela vai participar do desfile, mas o local onde ela estará será surpresa.

... e no Rio de Janeiro

Já na Beija-Flor, escola na qual ela desfila há 30 anos, ela virá no chão. “Como sou madrinha, sempre venho na frente da escola, mas este ano, como eles querem fazer uma surpresa para mim, por causa dos 30 anos de desfile, virei em outro ponto, mas no chão. Sempre”.

Ver comentários