• Últimas da coluna

Veja por quanto tempo você deve guardar documentos

Contas de luz, por exemplo, devem ficar arquvidas por, pelo menos, cinco anos


Conta de luz

Quem nunca reclamou de ter que guardar milhares de contas dentro de casa? Mas, é preciso ter cuidado na hora da fazer aquela limpa nos documentos, principalmente comprovantes de pagamento, já que alguns podem te proteger de cobranças indevidas. O prazo mais comum de prescrição de dívidas é de cinco anos, conforme o Código Civil.

Veja, então, por quanto tempo você deve guardar cada documento.

Confira

Três anos

Aluguel

O locatário deve guardar o contrato e as declarações até sua desocupação e consequente recebimento do termo de entrega de chaves, por três anos.

Cinco anos

Serviços essenciais

Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais devem ser conservadas por cinco anos.

Escola, curso e cartão

declarações e contrato devem ser guardados pelo período de cinco anos.

Dez anos

Condomínio

Declarações de quitação do pagamento do condomínio devem ser guardadas durante todo o período em que o morador estiver no imóvel. Após a saída, conservá-los por 10 anos

Indeterminado

Garantia e notas fiscais

As notas fiscais de produtos e serviços duráveis devem ser guardadas pelo prazo da vida útil do produto/serviço. Mesmo após o término da garantia contratual, ainda há possibilidade de aparecerem vícios ocultos. A mesma regra vale para certificados de garantia.

Fonte Procon São Paulo

ENCRENCAS

Terreno do perigo

“Eu trabalho no município da Serra. Eu e os moradores temos sérios problemas com o matagal em toda a Rua Francisco Souza dos Santos que, além de tudo, não tem calçamento. Ela fica no bairro Jardim Limoeiro. Um dia deses, uma senhora foi assaltada em plena luz do dia. Ela estava com a filha de colo e o bandido levou uma quantia em dinheiro e celular. Viaturas da polícia não passam pelo local! Precisamos, ao menos, de ajuda para que a prefeitura realize a retirada desses matos das calçadas que hoje servem de esconderijo para os bandidos." - Saulo de Jesus, Serra

Resposta: Ei Saulo, na semana passada nós publicamos a sua reclamação só com a resposta da Polícia Militar - que afirmou que mantém contato com a liderança comunitária de Jardim Limoeiro e realiza reuniões mensais onde são discutidas as questões de segurança no bairro. Contudo, faltou um aposição da Prefeitura da Serra que, agora, nos respondeu que o dono do terreno recebeu multa por não manter o espaço limpo e cercado. A prefeitura lembrou que ele é o responsável pela realização do serviço. Mas, não podemos esquecer que enquanto o dono do terreno deve mantê-lo limpo, a prefeitura não pode baixar a guarda com a fiscalização.

Mato na pista

“Dona Encrenca, eu gostaria que a prefeitura de Cariacica fizesse uma limpeza na Avenida Leste/Oeste, na altura do bairro Bandeirantes. As pessoas costumam caminhar por lá, mas o mato está muito alto e isso acaba nos deixando inseguros.” - Maria da Penha Sobreira Cariacica

Resposta: Boa notícia, Maria, a Coordenação de Limpeza, ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura garantiu que já está atuando na área indicada em Bandeirantes. Ainda segundo a prefeitura, estão programados serviços de capina, roçagem e pintura de meio-fio nas imediações da Rodovia Leste Oeste. Mas, a secretaria ressaltou que a região do entorno está em obras e há necessidade de adequar o atendimento ao cronograma da execução da rodovia, sob responsabilidade do Governo do Estado.

Ver comentários