Gabriel Tebaldi

[email protected]

  • Últimas da coluna

Adeus, Ufes

Confira a coluna Outro Olhar deste sábado, 30 de abril


Houve um tempo em que você era sinônimo de qualidade, referência em ensino e orgulho capixaba. Quantos pré-vestibulandos já sonharam com você, depositando anos de estudo para merecer uma vaga... Quantos já viveram o dia mais feliz de suas vidas gritando em seus corredores e pintando seu nome pelo corpo...

Você tinha tudo pra ser uma potência, mas o vírus da política podre habitou centros, cursos e até a reitoria. Em vez de formar acadêmicos, fizeram de você uma escola de militantes com aulas sobre todo tipo de radicalismo bizarro. Com o falso discurso da “inclusão democrática”, disseram que seu vestibular era luta de classes, como se a concorrência e a exigência de conteúdos mínimos fosse algo opressor e excludente!

Agora lhe entregamos ao Sisu, lançando suas escassas vagas à concorrência nacional. A gestão militante achou justo lotear nossa única universidade pública para Estados como São Paulo, Rio e Minas. Desrespeitando o estudante, aboliu-se um vestibular às vésperas de maio, quando já se foram 30% do ano letivo.

Por aí dizem que o Sisu facilita o acesso do pobre à faculdade, esquecendo-se de que, com a maior concorrência, os pontos de corte tendem a ser ainda mais altos.

Em verdade, é triste ver o que fizeram com você. Laboratórios sucateados, abandono e um matagal que toma o campus. A qualidade foi substituída pelo populismo e, enquanto a mediocridade se espalha, futuros engenheiros têm aula de matemática básica para corrigir defeitos do ensino fundamental.

Fizeram de você uma terra sem lei, sem futuro e entregue à sorte. Não se formam mais profissionais para o mercado, acumulam-se cenas de violência, politicagem e um intenso desvirtuamento do ensino superior.

Querida Ufes, diferentemente de seus intelectuais, acompanho em sala os futuros universitários e hoje atesto com tristeza: você se torna, agora, uma lamentável história passada que serve a diversos interesses, menos aos de seu povo.

Com pesar, deixo a realidade: adeus, referência. Adeus, qualidade. Adeus, sonho e orgulho. Enfim, adeus, finada Ufes.

Ver comentários