Beatriz Macarini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Ônibus municipal demora a passar e passageiros se atrasam pro serviço

Confira a coluna Dona Encrenca, publicada em A Gazeta


Um morador de Vitória, que se identificou como Sebastião, ligou para a nossa secretária eletrônica - o número está ali em cima - para reclamar dos horários de duas linhas de ônibus.

“Nós do bairro Santa Marta estamos tendo problemas com ônibus. Aqui temos as opções do 164 e 310. Durante a madrugada, por volta de 4h50, eles estão demorando muito a passar. Esse problema acontece principalmente com o 164, que demora uns 40 minutos.”

Enviamos a reclamação para a Prefeitura de Vitória. Em nota, eles nos falaram que o planejamento das linhas de ônibus municipais é feito de acordo com a demanda pelo serviço registrada nas catracas. E que a primeira viagem da linha 164 é iniciada às 5h, saindo de Jardim Camburi, e às 6h, saindo de Mario Cypreste. Já a linha 310 inicia às 5h, saindo de Santo André.

Ou seja, Sebastião, mesmo que você vá para o ponto às 4h50, o ônibus só vai passar depois da 5h. Para tentar resolver o problema, a prefeitura disse que está atenta às sugestões feitas pelos moradores por meio do 156 Fala Vitória, que são analisadas e podem resultar em reforço na fiscalização, visando à melhoria no atendimento à população.

Seu direito

Corpo estranho em biscoito

Foi durante a degustação de um biscoito que um consumidor de Barra de São Francisco se deparou com um corpo estranho no alimento, que, impróprio para o consumo, levou sua fabricante, uma indústria alimentícia, a ser condenada em R$ 4 mil por danos morais. A empresa também deve restituir o comprador do valor pago pelo produto.

Seu direito

Negativação de nome

Depois de descobrir que seu nome estava negativado junto a uma companhia elétrica do estado de São Paulo, sendo que ela é moradora de Guarapari, uma mulher será indenizada em R$ 10 mil pelos danos morais sofridos. A requerente descobriu a negativação ao tentar comprar um veículo.

ENCRENCAS

Mosquitada em Vila Velha

“Eu moro na Rua Oiti, em Ulisses Guimarães, Vila Velha. A minha reclamação é porque o carro fumacê não passa no bairro faz tempo. E, para piorar, a rua fica ao lado de um valão, que atrai ainda mais mosquitos. Por isso, a quantidade de mosquitos aumenta a cada dia. Está insuportável ficar aqui na região.” Ivanete Maria Souza, Vila Velha

Ivanete, em resposta à sua reclamação, a Prefeitura de Vila Velha disse que o carro fumacê esteve aí no seu bairro nos dias 5 e 18 de julho. A promessa é que ele retorne no próximo dia 29. Além disso, a prefeitura disse que, nos últimos dias 20 e 21, foi feito o tratamento larval nos canais. Por fim, a prefeitura lembrou que não pode intensificar o uso do inseticida, pois o veneno, caso aplicado com maior frequência, pode afetar o meio ambiente e não apenas os mosquitos (Culex), além do risco de contaminação de outros animais e do ser humano. Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde. Sobre a limpeza do canal, a Secretaria de Serviços Urbanos concluiu, há pouco mais de uma semana, a limpeza do Canal do Congo, que corta o bairro Ulisses Guimarães.

Vale lembrar que essa não é uma reclamação isolada. No começo desta semana, nós publicamos outras duas reclamações de moradores dos bairros 23 de Maio e de Novo México - ambos em Vila Velha - que se queixavam da mosquitada. Haja repelente para o povo canela-verde, hein?

ENCRENCA NA RÁDIO

Além de ler nossas encrencas aqui no jornal, você também pode ouvi-las. De segunda a sexta-feira, a partir das 12h40, nós estamos ao vivo na rádio Gazeta AM, durante o Fala Comunidade, no programa Rádio Patrulha. Além de comentar os destaques do dia da coluna, entrando em contato com a gente durante o programa, recebemos a sua reclamação e, juntos, mandamos para quem tem que resolver.

Dona encrenca

Para nos ouvir, basta sintonizar a estação 820 AM do seu rádio ou ouvir pela internet, o endereço é gazeta820.com.br.

Ver comentários