Beatriz Marcarini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Em Camburi: água acumulada em pneus

Prefeitura disse que pneus em volta do poste servem como proteção para cidadãos


Moradora de Jardim Camburi, em Vitória, reclama de pneus que acumulam água no final da orla
Moradora de Jardim Camburi, em Vitória, reclama de pneus que acumulam água no final da orla
Foto: Foto Leitor

Não tem muito tempo desde que a orla de Camburi, em Vitória, foi revitalizada e passou por diversas melhorias. Mas, nem tudo são flores.

E foi a Bárbara Machado que nos alertou para o problema. Ela é moradora de Jardim Camburi.

"A Prefeitura de Vitória fez uma linda propaganda da nova iluminação da orla. Só esqueceram de falar sobre os focos de mosquito que deixaram para os moradores de Jardim Camburi”, encrencou a moradora.

Ela disse que essa foto ao lado, que ilustra o problema, foi tirada bem no final da Praia de Camburi.

“Talvez sendo ano de eleição eles façam algo né?!”, finalizou.

Bárbara, além de ser ano de eleições, ainda tem o risco de os cidadãos pegarem doenças transmitidas pelo mosquito.

Por isso, encrencamos com a Prefeitura da Capital e ela respondeu que a Secretaria Municipal de Saúde mandou um agente de endemias ao local para avaliar a situação e não constatou foco.

Mas, como havia água parada, o que caracteriza risco de foco, foi colocada areia nos pneus. A recomendação, então, é de retirada dos pneus pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Já a Secretaria Municipal de Serviços prometeu enviar, ainda esta semana técnicos do órgão para fazer reparos nos pneus.

A prefeitura também explicou que esses pneus foram uma proteção que foi solicitada pelos próprios usuários do campo de futebol que fica ao lado dos postes. Eles têm a função de proteger os usuários do campo para evitar acidentes de colisão entre os jogadores e o poste ou a sua base de concreto.

Os pneus acabam sendo usados também como escada e algumas pessoas usam a proteção para acessar o calçadão, porém, por haver risco de queda a orientação é que isso não seja feito. Ao subirem indevidamente as pessoas retiram a estrutura do lugar.

ENCRENCAS

Desrespeito às leis

Carros estacionados em local proibido em Barro Vermelho, Vitória
Carros estacionados em local proibido em Barro Vermelho, Vitória
Foto: Foto Leitor

"Essa foto foi tirada na Rua Vitalino dos Santos Valadares, em Barro Vermelho, Vitória. Quando foram postas essas placas que indicam que é proibido estacionar, os motoristas até respeitaram e pararam de deixar os carros nesse canteiro do meio. O problema é que, agora, um tempo depois que as placas foram colocadas, os motoristas voltaram a estacionar por lá. Não se vê guardas de trânsito multando. Cadê a fiscalização?" - Sidney Junior, Vitória

Resposta: Sidney, mandamos sua reclamação e questionamento para a Prefeitura de Vitória. Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana prometeu que a Guarda Civil Municipal vai reforçar a fiscalização no local. A prefeitura aproveitou para mandar um recado para a população: qualquer pessoa que visualizar este tipo de infração pode ajudar a fiscalização com denúncias por meio do telefone 190. A partir da ligação uma viatura será encaminhada até o local. A dica vale para qualquer bairro da Capital.

Descarte de lixo

“Dona Encrenca, eu quero, na verdade, fazer um sugestão/ pedido e não uma reclamação. Gostaria imensamente que o pessoal da Prefeitura de Vila Velha colocasse no site da administração, onde na cidade se pode entregar ou descartar resíduos perigosos como: Lâmpadas fluorescentes, TVs, óleo de cozinha..." - Renato Alves, Vila Velha

Resposta: Ei Renato, mandamos sua sugestão para a prefeitura de Vila Velha e ela nos disse que de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que implanta a logística reversa, lâmpadas devem ser entregues nas lojas que revendem este tipo de produto. Já óleo de cozinha usado são recolhidos por duas empresas licenciadas ambientalmente em Vila Velha para receber este resíduo. São elas Biomarca (2123-7733) e Ecológica ( 3366-3619 ou 99750-0880) e a Ong Instituto Verde Vida (3289-6785). Já o descarte de eletrodomésticos e móveis são feitos por meio do Cata Móveis gratuitamente. O interessado faz o agendamento por meio da Ouvidoria 0800 2839059.

Ver comentários