Beatriz Marcarini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Problema resolvido: mais um pra conta!

Confira a coluna Dona Encrenca desta quarta-feira, 24 de agosto


A gente “tá que tá”! Nesta terça-feira publicamos um problema resolvido em Vitória. Nesta quarta-feira é a vez de Vila Velha. Como você sabe, a gente gosta de encrencar mas ama quando o problema é resolvido.

A queixa em questão, foi publicada no dia 08 de agosto e foi enviada pela Manuela Gerhardt, moradora de Vila Velha. Ela estava revoltada com a quantidade de lixo acumulado na porta de uma escola municipal, no bairro Santa Inês.

“Estou indignada com a falta de educação e irresponsabilidade. O lixo está entulhado há, pelo menos, 15 dias. Se chover forte, pode alagar e a situação ficar ainda pior”, encrencou nossa amiga.

Passamos a bola para a Prefeitura de Vila Velha que, na época, disse que “o material seria recolhido até a semana seguinte à publicação da encrenca.” Logo, o lixo deveria ser recolhido, no máximo, até o último dia 19.

Cobramos uma resultado à prefeitura e, para nossa felicidade, ela cumpriu o prazo e recolheu o lixo.

Vale lembrar que limpar a cidade é obrigação da prefeitura. E, cabe aos moradores mantê-la limpa. Então, não custa colaborar.

E nós estamos sempre à disposição dos moradores para dar aquele toque, quando as prefeituras não cumprem seu papel como devem.

Encrencas

Serviço pela metade

“Eu moro no bairro Mucuri, em Cariacica, e quero reclamar porque, no dia 14 de julho, em uma reunião com a comunidade, a Prefeitura de Cariacica prometeu um serviço paliativo para as Ruas Domingos Martins, Genadir Rodrigues, Angelo Zani, Augusto de Carvalho e Espírito Santo. Mas nada aconteceu. Só a rua Domingos Martins passou por um serviço muito mal feito. Nem meio fio foi feito na rua. Procurei o para reclamar porque é muito difícil entrar em contato com a prefeitura!”

Marcelo Mendes, Cariacica

- Marcelo, a Prefeitura de Cariacica disse que assim que o material para realização da obra estiver disponível, a ruas serão inseridas no cronograma de atendimento. A prefeitura também disse que o serviço na Rua Domingos Martins foi concluído, mas não comentou a queixa que fez sobre o serviço. Por fim, a administração passou o telefone 3354-5451 para que você possa ligar . Se não conseguir falar com eles, você sabe onde nos achar. Estamos sempre à disposição.

Festa da bagunça

“Todas as quintas-feiras, acontece um evento de hip hop na Praça Misael Pena, no Centro de Vitória. Rola venda de drogas e são menores de idade que frequentam essa festa. O evento começa às 19h e vai até 23h. Avalio que o Conselho Tutelar está dando pouca assistência aos menores que estão nesse lugar. A comunidade em volta está desesperada com a bagunça.”

Emerson Escopel, Vitória

- Emerson, a Secretaria Municipal de Cultura garantiu que não existe nenhum pedido para a realização desse evento citado. Já o Conselho Tutelar de Vitória explicou que, como órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, desempenha funções administrativas, nos limites da legalidade. Suas atribuições estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, não podendo ser instituídas novas atribuições em Regimento Interno ou em atos administrativos semelhantes de quaisquer outros órgãos ou autoridades. Sendo assim, segundo a prefeitura, não compete ao Conselho Tutelar fiscalizar bares, festas, motéis, shows e congêneres, onde eventualmente possam se fazer presentes adolescentes desacompanhados dos pais ou dos responsáveis. Nestes casos, a competência de fiscalizar e tomar as possíveis medidas cabíveis, dentro da legalidade é dos órgãos que por previsão legal, têm “poder de polícia”. Então, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana garantiu que uma viatura da Guarda Civil Municipal já faz rondas pelo local no dia do evento. Mas, a orientação é que, qualquer pessoa que visualizar situações suspeitas também podem acionar as forças policiais por meio do telefone 190.

Ver comentários