Beatriz Marcarini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Veja dica para deixar seu tênis limpinho

Confira a coluna Dona Encrenca deste domingo, 25 de setembro


Com o tênis seco, aplique  a pasta de dentes. Em seguida, esfregue com uma escovinha molhada e remova a espuma. A dica também vale para outros sapatos
Com o tênis seco, aplique a pasta de dentes. Em seguida, esfregue com uma escovinha molhada e remova a espuma. A dica também vale para outros sapatos
Foto: Reprodução / TV Gazeta

Que tal aproveitar o final de semana para dar aquela limpeza no tênis? Seja o de exercício físico ou de passeio, esse calçado fica sempre sujo. As vezes, por ficar muito tempo guardado um amarelado toma conta da parte emborrachada do tênis.

Para resolver esse problema, quem dá a dica é a Lucy Mizael, consultora do ESTV. E o produto que você vai precisar, estar bem pertinho de você.

Antes de molhar o tênis, aplique uma quantidade generosa de paste de dente na parte emborrachada. Sim, pasta de dente. Mas tem que ser aquela branca. Não pode ser aquele em gel que tem cores diferentes.

Depois de espalhar a pasta de dentes por toda a área emborrachada do calçado, deixe ela agir por cerca de dez minutos. Depois desse período, use uma escovinha molhada para esfregar a região. Em seguida remova bem a espuma.

A mesma dica pode usar para sapatos brancos que imitam couro.

Encrencas

Área vazia

“Na Orla da Praia de Camburi, em uma área que funcionava um posto de combustível, que fica ao lado do Clube dos Oficiais, encontra-se abandonada, cheia de mato e lixo, podendo ser foco de mosquitos, além de dar uma visão horrorosa na Orla da Praia. O que a Prefeitura pretende fazer com aquela área? Os moradores pedem solução imediata, visto que, até os pichadores sobem nas estruturas para picharem as paredes e janelas dos prédios vizinhos e pode até acontecer de bandidos e vândalos tentarem invadir apartamentos subindo nas estruturas”.

Oswaldir Bittencourt, Vitória

- Oswaldir, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade explicou que essa área é privada, sendo assim, o município não pode se apossar para dar novo uso ao espaço. Só poderia se fosse desapropriada. Já a Secretaria de Serviços explicou que o terreno encontra-se em ação fiscal. O proprietário já foi multado em R$ 600,52 e houve duas reincidências com valor dobrado e no total de R$ 1.201,04. Em situações como esta o responsável tem 21 dias para quitar o débito caso contrário cai em dívida ativa. O proprietário entrou com recurso e o município precisa aguardar a resposta final da Junta de Impugnação Fiscal (JIF). A Secretaria Municipal de Saúde por sua vez, explicou que após uma ação movida em maio envolvendo imóveis abandonados, a empresa responsável colocou um vigia no local e que, regularmente, os agentes de endemias fazem a vistoria no terreno. A boa notícia é que não foram detectados nenhum foco, nem áreas de acúmulo de água. A última vistoria foi realizada no dia 20 de setembro. Por fim, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana garantiu que a Guarda Civil Municipal patrulha diariamente o bairro Jardim da Penha e a orla da praia de Camburi. Qualquer pessoa que visualizar atitudes suspeitas pode realizar denúncia por meio do telefone 190.

Rua dos acidentes

“Gostaria de saber como faço para registrar um problema de pavimentação em minha rua. Por aqui estamos vendo muitos acidentes. Há meses jogaram um pó de brita mas o problema continua. Eu mesmo quase caí morro abaixo. Por favor, Dona Encrenca, nos ajude a resolver este problema. O problema está na Rua 62 em Nova Rosa da Penha I, Cariacica”.

Ivo Barbosa, Cariacica

- Ei Ivo, a Prefeitura de Cariacica disse que uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura irá ao para analisar a situação, posteriormente, serão aplicadas medidas cabíveis. Vamos ficar de olho e acompanhar esse problema!

Ver comentários