Beatriz Marcarini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Rua parece mais um queijo suíço

Confira a coluna Dona Encrenca desta quinta-feira, 29 de setembro


Marcionilo Padrão é morador do bairro Alto Lage, em Cariacica, e nos procurou para reclamar que a rua dele está parecendo um queijo suíço.

“A Rua Pedro Álvares Cabral (subida da Marcenaria Serpa) está cheia de buracos que estão trazendo transtornos à população”, diz.

Mas os problemas não param por aí, ele também nos disse que o caminhão de lixo tem passado em todas as ruas do bairro, menos nesta rua esburacada. Logo, o lixo fica acumulado.

Encrencamos com a Prefeitura de Cariacica e ela nos prometeu que uma operação tapa-buracos na rua Pedro Álvares Cabral, em um prazo de 30 dias.

Já a coleta, segundo a prefeitura, acontece aos sábados, terças e quintas-feiras às 16h30. Mas valeria uma fiscalização no bairro para ver se, realmente, o caminhão está indo na rua Pedro Álvares Cabral não é, prefeitura?

O órgão complementa dizendo que solicitações de limpeza podem ser realizadas por meio do telefone 3354-5454, das 7h às 16h.

A gente reitera que, além de ligar para a prefeitura, vale dar um reforço na reclamação, aqui com a gente, que ajudamos na solução dos problemas.

Encrencas

Escola abandonada

“Tem uma escola municipal no Morro do Romão, em Vitória, que foi desativada porque ela estava com alguns problemas. Mas agora a escola está abandonada.”

Morador não se identificou, Vitória

- A escola em questão é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima. A Prefeitura de Vitória explicou que, em 2014, os alunos foram transferidos para um espaço alternativo, no bairro Ilha de Santa Maria. De acordo com a prefeitura, a mudança aumentou em 100 o número de vagas e qualificou o espaço escolar para professores e alunos, além de ter quadras, laboratório de informática e biblioteca - que é o mínimo que a gente espera de uma escola não é? Já quanto à construção de nova sede para a Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima no bairro Romão a prefeitura disse que indicará uma proposta para o Planejamento Pluri-anual do ciclo 2018-2021. Sobre o espaço que está abandonado no Romão, a administração disse que estuda uma nova forma de ocupação do espaço.

Calçada de terra

“Tem uma ‘calçada’ na Rua Desembargador Augusto Botelho, na Praia da Costa, que é de areia. Sempre que eu passo por ela, eu sujo o pé. E, para piorar, tem um ponto de ônibus bem nessa calçada. É uma bagunça geral.”

Morador não se identificou, Vila Velha

- Em resposta à reclamação, a Prefeitura de Vila Velha lembrou que a responsabilidade em construir a calçada padrão é do proprietário. Para construir a calçada dentro dos moldes do Calçada Legal, basta procurar a Gerência de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdu), localizada na sede da administração municipal, na Avenida Santa Leopoldina, n° 840, das 12h às 19h. A prefeitura também disse que os padrões de construção tem base no Projeto Calçada Legal, da Prefeitura de Vila Velha, que estabelece um padrão ideal de calçada segura e livre de obstáculos - o que a citada pela leitora, claramente, não é. Então fica o pedido para a prefeitura identificar e notificar o dono dessa calçada na Praia da Costa.

Ver comentários