Joviana Venturini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Visita do Papa completa 25 anos

Confira os detalhes da Coluna da Fé neste domingo (23)


O Papa João Paulo II visitou a região de São Pedro e circulou entre os moradores
O Papa João Paulo II visitou a região de São Pedro e circulou entre os moradores
Foto: chico guedes/arquivo

Na semana passada, foram comemorados os 25 anos que o papa João Paulo II visitou o Estado. Para celebrar a data, dom Luiz Mancilha Vilela preside missa neste domingo (23), às 17h, no bairro São Pedro, em Vitória. A cerimônia de comemoração pelos 25 anos começa com procissão saindo da Cruz do Papa em frente à Escola Neuza Nunes, em Nova Palestina, e termina com a missa na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Padre Kelder Brandão pároco da paróquia, afirma que o legado mais importante deixado pelo Papa na ocasião foi eleva a autoestima dos moradores do bairro.

“Ele fez o mundo inteiro olhar para região de São Pedro, antes conhecida como Lugar de Toda Pobreza. A população vivia na mais absoluta miséria.”

Vinte e cinco anos depois, São Pedro é muito diferente do que foi um dia, mas guarda com muito orgulho na memória e no coração a sua história. A presença do Papa desencadeou o processo de urbanização e humanização da região, além de politizá-la.

Por ocasião da visita, o papa presidiu uma celebração na Enseada do Suá, hoje Praça do Papa e visitou o bairro São Pedro, na época uma das regiões mais pobres da ilha.

Notas da semana

Bíblia em outro formato

livro_da_vida.jpg

A nova tradução da Bíblia em um formato diferente. Sem os capítulos e versículos e um papel mais encorpado, assim é “O Livro da Vida” (Editora Sextante e Mundo Cristão), que chega às livrarias no final de outubro com uma tiragem de 30 mil exemplares e mais de 1.500 páginas divididas em um boxe com três volumes.

Mas os números chegam a ser tímidos perto das perspectivas da venda anual de Bíblias no Brasil: 7 milhões apenas em 2016. Em um país onde 91% da população acredita em Deus (Censo 2010) e o livro mais lido é a Bíblia (dado da pesquisa recente 'Retratos da Leitura', do Instituto Pró-Livro/Ibope Inteligência), a ideia surge com o objetivo de tornar o conteúdo milenar mais acessível e ampliar a base de leitores, especialmente para aqueles que tem curiosidade de ler, só que de uma outra maneira.

“O Livro da Vida utiliza a Nova Versão Transformadora (NVT) que levou seis anos para ser finalizada e é resultado de um esforço coletivo de especialistas nacionais em hebraico, aramaico e grego. É fiel aos textos mais antigos disponíveis e também incorpora as descobertas mais recentes como os Manuscritos do Mar Morto.

Palestra espírita

Será neste domingo (23), às 9 horas a palestra do expositor Alexandre Moraes Kaiê, na Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas (SGEE). A programação é gratuita. O pessoal da SGEE convida a quem quiser chegar mais cedo, às 8 horas, para tomar um café na sociedade. Detalhes, com Aloísio Silva, pelos telefones 3216-7039 ou 98831-6295

Ver comentários