Beatriz Marcarini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Cinco meses depois, problema volta a irritar

Confira a coluna Dona Encrenca desta quinta-feira, 20 de outubro


Mato alto está em barranco na Escola Técnica do SUS, em Bento Ferreira. Segundo moradores, também tem lixo no local
Mato alto está em barranco na Escola Técnica do SUS, em Bento Ferreira. Segundo moradores, também tem lixo no local
Foto: Foto do Leitor

Em maio, nós publicamos a reclamação do Waldir, morador de Vitória, que reclamava sobre o mato alto na Escola Técnica do SUS, em Bento Ferreira.

Na época, a Prefeitura de Vitória nos disse que monitorava o local. E, poucos dias depois, ela fez a capina no terreno. Agora, seis meses depois, a situação voltou a se repetir.

"Mais uma vez eu quero reclamar sobre o mato no terreno atrás da escola de enfermagem”, reforçou o morador.

Ele também disse que procurou a prefeitura, anotou o protocolo mas, todas as vezes que ia acompanhar a reclamação, recebia a seguinte mensagem: “Não foi possível encontrar informações sobre o protocolo 2017052986.”

Encrencamos com a prefeitura e pedimos explicações sobre os dois problemas indicados pelo nosso parceiro.

A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) garantiu que a capina no local está no calendário de limpeza e será realizada até a próxima semana. Vamos acompanhar, é claro!

Sobre a questão do protocolo, a Ouvidoria da Prefeitura de Vitória explicou que os protocolos gerados pelo 156 são compostos por 10 algarismos, sendo os quatro primeiros referente ao ano de cadastro do protocolo. Foram buscados por protocolos que se iniciam com 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 e não foram encontrados chamados referentes a esse endereço.

Explicação dada, agora nós vamos esperar que a capina seja feita!

Encrencas

Obstáculos na calçada

"Nós, moradores da Rua Itaquari, em Itapoã, temos um problema. Temos que passar por obstáculos na calçada da igreja que tem na nossa rua. Repare na foto que foi mais de uma árvore cortada, então tem vários obstáculos no passio público, já que foram-se as árvores, mas ficaram os espaços onde elas estavam. Uma pessoa sem dificuldade de locomoção já encontra dificuldade de passar, imaginem um cadeirante, por exemplo."

Moradores, Vila Velha

- Realmente deve ser impossível alguém com dificuldades de locomoção passar por ali. Vale lembrar que manter a calçada nos padrões de acessibilidade é responsabilidade do dono do imóvel. Também é bom lembrar que é obrigação da prefeitura fiscalizar e multar, quando necessário - e isso cabe a todos os municípios. Encrencamos, então, com a administração de Vila Velha. Ela prometeu que uma equipe será enviada ao local para verificar a situação e tomar as devidas providências. A prefeitura também informou que denúncias como esta podem ser feitas à Ouvidoria Municipal, no telefone 0800 283 9059.

Vazamento de água

“Um hidrante está vazando água barrenta. Ela escorre até o final da rua e isso acontece há mais de meia hora. Isso acontece aqui no bairro Novo México, em Vila Velha. Fala-se tanto de crise hídrica, mas vemos esse desperdício. Pode isso? É muita água indo embora.”

Adrielly, Vila Velha

- Realmente uma situação dessas é de deixar qualquer um preocupado, mas segundo a Cesan, isso não é desperdício de água. É, na verdade, um procedimento operacional para a limpeza de rede, para garantir a qualidade da água. A companhia também lembrou que os moradores podem ligar para o número 115 pata fazer esse tipo de reclamação.

Ver comentários