• Últimas da coluna

O que dizer de 2017

O que começará primeiro no pós maior tragédia socioambiental: a recuperação da bacia do Rio Doce ou a retomada da produção industrial da Samarco?


Diante das passagens tenebrosas de 2016 e das perspectivas temerosas, pensei em algumas perguntas diretas que possam ajudar a desvendar 2017. Ei-las:

1. Qual é o nome do seu preso preferido para 2017? Caso queira diversificar, pode citar até três nomes. Por outro lado, qual preso famoso será solto? Podem ser lembrados um empresário e/ou um político.    

2. O que começará primeiro no pós-maior tragédia socioambiental: a recuperação do que não foi destruído irreversivelmente na bacia do Rio Doce ou a retomada da produção industrial da Samarco?

3. O que não tentarão privatizar?

4. Há apelidos criativos de políticos capixabas no “departamento de propina”? Por outros motivos, são conhecidos os de três de inimigos entre si: “invencível”, “tartaruga”, “imperador”.

5. Aumentarão os magistrados que falarão fora dos autos? Haverá a aplicação da lei para eles?

6. O presidente Temer terá tempo para vir ao Espírito Santo? Haverá manifestações?

7. Terá inauguração de obra federal no Estado? Pode-se arriscar que será algo no Aeroporto de Vitória? Quem estará na cadeira presidencial?

8. A palavra da moda no Estado é: “Termo de alguma coisa”. O “pó preto” será objeto de mais um Termo de Ajuste de Conduta (TAC)? E o seu DNA?

9. O teto de salários ficará em qual andar do prédio de desigualdade salarial? Na cobertura?

10. O Termo de Ajuste da Gestão (TAG) será celebrado com alguma instituição? O Tribunal de Contas tem poder para estender o prazo para prefeituras, como fez com o Tribunal de Justiça?

11. Que fim terá a auditoria da Rodovia do Sol?

12. Quais gastos públicos subirão em 2017? Os que serão reduzidos já se sabe.

13. Algum político capixaba mudará de partido? A justificativa será buscar chegar a um dos palácios do Planalto?

14. Os cartolas do futebol capixaba elevarão a média de pouco mais de 500 pagantes por jogo? Precisará de um Termo de Ajuste do Esporte?

15. Será que serão reeleitos os presidentes da Assembleia e da Câmara de Vila Velha? Os nobres parlamentares, talvez, pudessem deixar um memorial sobre o que possibilita reeleições sem fim.

16. Quais políticos celebrarão um acordo de paz no Estado?

17. Acabou a “crise hídrica” – até a próxima seca?

18. Entidades médicas farão uma vistoria nos hospitais governamentais e encontrarão “doentes” nos corredores?

Por fim, o Brasil está indo para aonde? E o Espírito Santo? Bom Natal.

Ver comentários