Beatriz Marcarini

Titular da Coluna Dona Encrenca

[email protected]

  • Últimas da coluna

Lixo acumulado em ruas de balneário

Confira a coluna Dona Encrenca deste sábado, 3 de dezembro


Em várias ruas de Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Norte do Estado, há montes de lixo que incomodam moradores e turistas da região
Em várias ruas de Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Norte do Estado, há montes de lixo que incomodam moradores e turistas da região
Foto: Reprodução / TV Gazeta

As ruas do bairro Pontal do Ipiranga, em Linhares, estão tirando o sossego de moradores e turistas. Em todas as vias, há lixo acumulado. E são resíduos de todos os tipos.

De acordo com a comunidade, a sujeira está acumulada por lá há meses, ou seja, um balneário de visual bacana vira um balneário com cenário poluído.

Parte do lixo que a prefeitura tira das ruas, ela leva para um terreno da própria administração. E um funcionário que trabalha nesse terreno disse, ao pessoal da TV Gazeta Norte, que o município manda atear fogo no lixo que fica no terreno.

Só que quem manda colocar fogo nos resíduos esquece que a fumaça também é poluidora e incomoda quem mora na região.

A Prefeitura de Linhares foi procurada e garantiu que não incinera nenhum tipo de lixo na região de Pontal do Ipiranga. Também informou que essa situação já é conhecida pela Secretaria de Serviços Urbanos e está avaliando o que pode ser feito para resolver o problema de vez.

Encrencas

Árvore nova

Após encrenca, árvore morta foi substituída por um exemplar de ipê rosa
Após encrenca, árvore morta foi substituída por um exemplar de ipê rosa
Foto: Foto do Leitor

No começo da semana, nós publicamos a reclamação de um morador de Vitória que se queixava sobre um problema no bairro Bento Ferreira. “Tem uma árvore morta na Avenida Carlos Moreira Lima. Os galhos, que já estão seco, caem sobre os automóveis que ficam estacionados perto dela. Ela fica próxima à rotatória da Rua Amélia da Cunha Ornelas.”

Edinho, Vitória

- Quando publicamos a reclamação, a Secretaria Municipal de Serviços dizia que já tinha uma Ordem de Serviço aberta e emitida e que os serviços começaram na última terça-feira. A boa notícia é que os trabalhos foram finalizados na última quinta-feira. Com isso, a árvore morta foi cortada e um ipê rosa foi plantado no lugar. Ficamos felizes pelo problema ter sido solucionado e torcemos para que esse ipê floresça e traga apenas beleza ao bairro.

Cuidado com a ponte

“Gostaria de denunciar o caso ocorrido no município de Santa Leopoldina, na região conhecida como Boca do Mato. A ponte de madeira que faz a ligação com a cidade de Santa Teresa cedeu. Por isso, a população que depende de ônibus e carros maiores ficou isolada. Pacientes de Santa Leopoldina não conseguem chegar até o hospital em Santa Teresa e vice-versa. A prefeitura disse que não tem previsão para fazer uma ponte nova. E a população fica como? Isso é um descaso com a comunidade local. Um ônibus foi proibido de passar por essa ponte devido às péssimas condições em que ela se encontra”

Jaqueline, Santa Leopoldina

- Nós encrencamos com a Prefeitura de Santa Leopoldina. A administração explicou que, por a ponte estar em uma via estadual, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) é que deveria responder sobre o problema. Mas a prefeitura aproveitou para dizer que está fazendo um paliativo para amenizar os transtornos na região. Nós seguimos a orientação da prefeitura e procuramos o DER. Em nota, o departamento nos informou que uma equipe técnica esteve no local e já realizou o serviço de recuperação na ponte. Problema resolvido. Que bom!

Ver comentários