> >
Polêmica com Bolsonaro: associação do ES quer mandato para chefe da PF

Polêmica com Bolsonaro: associação do ES quer mandato para chefe da PF

Proposta é que diretor-geral fique no cargo por três anos. Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado, por sua vez, avalia que o momento não é adequado para discussão

Publicado em 22 de agosto de 2019 às 23:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sede da Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, em São Torquato, Vila Velha. ( Fernando Madeira)

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se movimenta para trocar superintendentes da Polícia Federal e não descarta remover até o diretor-geral da instituição, delegados da PF reagem e reforçam a necessidade de implementação de um mandato com período de três anos para o dirigente do órgão.

Em um encontro na Bahia, a proposta, que é antiga, foi reforçada. No Espírito Santo, a Associação dos Delegados da Polícia Federal também faz coro à ideia. O delegado Guilherme Helmer, falando em nome da entidade no Estado, diz que o objetivo é que o diretor-geral continue a ser escolhido pelo presidente da República, mas, uma vez no posto, não possa ser removido.

A Proposta de Emenda à Constituição 101/2015, no Senado, prevê mandato de três anos, com uma possível recondução.

"Se tem uma investigação que atinge um grupo político e esse grupo tem força para interferir na direção da Polícia Federal ele pode pressionar e conseguir a remoção do diretor-geral e, assim, toda a cadeia da PF pode ser alterada", alerta Helmer.

INTERFERÊNCIA

Questionado se as recentes declarações de Bolsonaro, como "sou presidente para interferir mesmo" dão força à proposta do mandato, ele avalia que sim. "Essas discussões desses últimos dias acabam reverberando a necessidade desse projeto ser aprovado."

Mas isso dependeria do Congresso Nacional. A Câmara, por exemplo, parece estar em outro clima, aprovou recentemente o projeto da Lei de Abuso de Autoridade, que tem pontos controversos questionados por policiais, membros do Ministério Público e do Judiciário, embora encontre amparo em entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Helmer avalia que mudanças, como a ida do ex-Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras ) para o Banco Central não são, em si, ruins: "No Banco Central também temos servidores competentes. A simples mudança não necessariamente interfere na qualidade do trabalho. Espero que a mudança fique no campo republicano".

Há um ano, o então juiz federal Sergio Moro declarou-se favorável à instituição de um mandato para o diretor-geral da Polícia Federal. Para Moro, a medida seria "salutar" a fim de evitar "interferências indevidas e protegê-lo (o diretor-geral) de retaliações políticas".

Moro, como Ministro da Justiça, agora, em tese, comanda a Polícia Federal. "Quem manda sou eu, vou deixar bem claro, dou liberdade para os ministros todos, mas quem manda sou eu", afirmou o presidente da República, no último dia 17, justamente ao ser questionado sobre mudanças na PF.

"MOMENTO NÃO É ADEQUADO"

O presidente do Sindicato dos Policias Federais no Espírito Santo, Marcus Firme, não vê urgência no debate sobre a adoção de um mandato para o delegado-geral da PF.

"Nossa posição, do sindicato e da Federação Nacional dos Policiais Federais, é que isso deve ser tratado entre a categoria, entre os cargos que formam a carreira da Polícia Federal. Este momento não é adequado porque é um momento quente, das falas do presidente. A associação dos delegados está aproveitando isso para ascender a PEC 412/2009, que está na Câmara", avalia.

A PEC 412 trata da autonomia da Polícia Federal e permitiria, por exemplo, que a PF elaborasse o próprio orçamento.

"A gente não concorda com interferência nas investigações e isso nunca aconteceu. A prova é a Lava Jato", pontua Firme.

"A Polícia Federal trabalha, a Lava Jato ocorreu apesar de não termos uma autonomia formal. Ao longo da Lava Jato tivemos um longo período de turbulência em que não sabíamos o dia de amanhã, se o superintendente ia ficar, se o dirigente ia ficar. O Ministério Público Federal não passou por isso", observa Helmer.

"Agora, interferência sobre escolha de superintendentes a gente não vê com bons olhos. A escolha tem que ser técnica e dentro da meritocracia do órgão. Mas são comuns as trocas de superintendente", lembra Firme.

O avanço do governo sobre a Polícia Federal não é isolado, também há tentativa de interferência em outros órgãos de investigação e controle, como o antigo Coaf, renomeado Unidade de Inteligência Financeira - agora com possibilidade de indicações políticas - e sobre a Receita Federal.

Sem contar a escolha do novo chefe do Ministério Público Federal, a ser feita por Bolsonaro, provavelmente, fora da lista de três nomes elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais