> >
Procuradores da Lava-Jato na PGR pedem demissão em protesto contra Dodge

Procuradores da Lava-Jato na PGR pedem demissão em protesto contra Dodge

Equipe informou saída em comunicado alegando "uma grave incompatibilidade de entendimento" em uma matéria enviada pela PGR ao STF

Publicado em 8 de setembro de 2019 às 10:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dodge fica no cargo até 17 de setembro. (José Cruz/Agência Brasil | Arquivo)

A equipe da Procuradoria-Geral da República (PGR) responsável por cuidar dos casos da Operação Lava Jato decidiu nesta quarta-feira (4) pedir o desligamento do cargo, por discordar da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O mandato de Dodge se encerra no próximo dia 17.

O posicionamento foi adotado pela chefe da área que cuida dos processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF), Raquel Branquinho, e pelos procuradores Maria Clara Noleto, Luana Vargas, Hebert Mesquita, Victor Riccely e Alessandro Oliveira.

“Devido a uma grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF na data de ontem (03/09/2019), decidimos solicitar o nosso desligamento do GT Lava Jato e, no caso de Raquel Branquinho, da SFPO. Enviamos o pedido de desligamento da data de hoje”, disseram em nota seis integrantes do Ministério Público Federal que atuavam nos processos criminais. A nota não dá detalhes sobre qual parecer eles se referem.

O grupo de integrantes do MPF afirma que “foi um grande prazer e orgulho servir à Instituição ao longo desse período, desempenhando as atividades que desempenhamos”. E disse que o “compromisso será sempre com o Ministério Público e com a sociedade”, em crítica à procuradora-geral.

Não foram as primeiras baixas da equipe de Raquel Dodge na área criminal. O ex-coordenador da Lava Jato, José Alfredo, havia abandonado o posto em julho, também em desacordo com a atuação da procuradora-geral.

Confira abaixo a íntegra da mensagem:

“Prezados colegas,

Devido a uma grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF na data de ontem (03.09.2019), decidimos solicitar o nosso desligamento do GT Lava Jato e, no caso de Raquel Branquinho, da SFPO. Enviamos o pedido de desligamento da data de hoje.

Foi um grande prazer e orgulho servir à Instituição ao longo desse período, desempenhando as atividades que desempenhamos. Obrigada pela parceria de todos vocês.

Nosso compromisso será sempre com o Ministério Público e com a sociedade.

Raquel Branquinho

Hebert Mesquita

Victor Riccely

Este vídeo pode te interessar

Alessandro Oliveira”

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais