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Chegou o frio: veja os alimentos que previnem gripes e resfriados

Na lista estão mel, própolis e gengibre, que ajudam a aumentar a imunidade

Na casa da estudante Chrislayne Gomes há sempre frutas e mel de abelha
Na casa da estudante Chrislayne Gomes há sempre frutas e mel de abelha
Foto: Carlos Alberto Silva

Começa a esfriar e as doenças respiratórias, como a gripe e as alergias, aparecem com mais frequência. Um bom jeito para ajudar a aumentar a imunidade do seu organismo nesse período é incluir alguns alimentos na sua rotina.

Entre as dicas estão trocar o açúcar pelo mel de abelha, variar a alimentação e consumir própolis e gengibre mais vezes.

A nutricionista Letícia Matrak explica que no tempo frio as pessoas devem consumir alimentos que contenham muitas vitaminas e minerais. Esses nutrientes estão presentes em frutas e verduras, principalmente em folhas verde-escuras, que também são antioxidantes.

“É importante ter uma alimentação bem variada. Comer todos os dias pelo menos três tipos diferentes de frutas, legumes e verduras. Os alimentos também precisam ser de cores diferentes para garantir variedade de vitaminas e minerais consumidas”, destaca.

Mel e própolis

Na casa da estudante de Arquitetura e Urbanismo, de 22 anos, Chrislayne Gomes, nunca falta mel de abelha. “Consumimos muito mel de abelha em casa. Sempre tomo mel com limão para a garganta”, conta.

Segundo Letícia Matrak, é importante que as pessoas troquem o açúcar pelo mel. “O açúcar diminui a resistência imunológica da pessoa. O mais recomendado é substituir o adoçante pelo mel de abelha, que tem vários ativos”.

Outro produto derivado das abelhas que ajudam a aumentar a imunidade é o própolis. O extrato é anti-inflamatório e tem propriedades antioxidantes que ajudam na resistência imunológica.

De acordo com a nutricionista, deve-se diluir gotas do extrato em água e tomar a mistura diariamente, pela manhã: “Recomendo o uso do própolis verde porque tem um teor antioxidante maior que o própolis comum”.

Outro alimento que Chrislayne costuma consumir é o gengibre. “Gosto muito de chá com gengibre, porque ele é um alimento termogênico. Eu sempre faço chá e ponho uma rodelinha de gengibre”, diz ela.

A raiz, segundo a nutricionista, ajuda a aumentar a resistência imunológica, além de contribuir para o emagrecimento. “Você pode usar na salada, no suco, no chá ou na água aromatizada para tomar durante o dia”, sugere.

Letícia ainda recomenda o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, já que quando o tempo começa a esfriar as pessoas esquecem de se hidratar. Segundo a nutricionista, uma boa dica é consumir a água aromatizada, que é a água combinada com frutas, vegetais, especiarias e ervas.

Inclua na alimentação

Própolis

O própolis tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Tome diariamente pela manhã dez gotas do extrato dissolvido em um copo pequeno de água. A recomendação é usar própolis verde

Gengibre

O gengibre aumenta a resistência imunológica e ajuda no emagrecimento. Pode ser consumido no preparo de saladas, sucos, chás ou água aromatizada

Limão

Consuma todos os dias sumo de um limão, em jejum, para já acordar organizando o PH do organismo

Mel 

O melhor é consumir alimentos sem açúcar, pois ele baixa a resistência imunológica. Se quiser adoçar algo, substitua o açúcar pelo mel de abelha que é mais saudável e rico em propriedades anti-inflamatórias e antibióticas

Naturais

Opte por alimentos mais naturais no lugar dos industrializados

Água

Consuma pelo menos dois litros de água por dia

Aromatize

É interessante usar a água aromatizada porque além de hidratar ela tem propriedades medicinais. Escolha frutas, vegetais, especiarias, ervas ou sementes para fazer a combinação

 

Frutas cítricas

Frutas cítricas como laranja e mexerica são ricas em ácido cítrico e vitamina C. Elas ajudam na prevenção e fortalecimento do sistema imunológico. Já a acerola tem carotenos que melhoram o sistema respiratório

Vermelhas

Frutas de cor mais avermelhadas como morango, mirtilo, amora, ameixa, nectarina e açaí têm efeito antioxidante e são ricas em nutrientes.

Folhas

Consuma folhas verdes. Quanto mais escuro o tom de verde, melhor. Elas são ricas em vitaminas e minerais, além de ter propriedades anti-intoxidantes

Ovos

Consuma um ovo todo o dia de manhã para aumentar a resistência imunológica. Pode ser cozido ou mexido sem usar de muita gordura

Peixe

Coma peixe quatro vezes por semana. O alimento é uma proteína magra e muito saudável

 

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