Notícia

Com dicas sobre o dia a dia, donas de casa viram fenômeno na internet

Com dicas do dia a dia, elas fazem sucesso nas redes sociais

Com quase 78 mil seguidoras no Instagram, Ana Násily mostra como consegue deixar a casa em ordem
Com quase 78 mil seguidoras no Instagram, Ana Násily mostra como consegue deixar a casa em ordem
Foto: Edson Chagas

Elas não são artistas, modelos ou blogueiras fashion. Mas têm milhares de fãs na internet. São donas de casa que viraram verdadeiros fenômenos nas redes sociais.

Conseguiram isso simplesmente compartilhando dicas de como organizar a casa, limpar o fogão ou deixar as roupas de cama branquinhas e cheirosas. Dão conselhos úteis, que facilitam o dia a dia e ajudam a economizar produtos de limpeza.

Um exemplo é Ana Násily, 29 anos, que alcançou quase 78 mil seguidores no seu perfil @respiramulher, no Instagram. Mineira, mas criada no Espírito Santo, Ana mora na Ponta da Fruta, em Vila Velha, tem três filhos pequenos e consegue manter a casa em ordem.

Rotina

Há quase três anos ela faz sucesso mostrando um pouco da rotina de esposa e mãe do Samuel Benjamim, de 12 anos; Ana Elisa, de 7, e Isaac Afonso, de 6 anos. “Comecei a fotografar as tarefas em casa para que meu marido, que trabalha embarcado e fica dias fora de casa, pudesse acompanhar tudo o que fazemos enquanto ele está longe. Não imaginava que a rotina de uma dona de casa, mãe de três crianças, iria interessar a tanta gente”, conta Ana.

De faxina em faxina, ela ficou famosa. “Outro dia, uma senhora de 80 anos me mandou uma mensagem falando que eu torno a rotina dela mais feliz, que ela é viúva e que eu acabo fazendo companhia para ela. Mesmo que seja virtual. Acho isso compensador”, diz.

Encontros

Mas a interação de Ana com as seguidoras não é só virtual. “Uma vez por ano organizo um encontro com elas, até para mostrar que sou real. A vida que a gente mostra nas redes sociais parece utopia para muita gente. Elas acham que nossa vida é perfeita, e não é”, destaca.

Rede de apoio

A personal organizer Lucy Mizael tem acompanhado o “boom” das donas de casa nas redes sociais. Para ela, mais do que permitir uma troca de dicas, esses perfis acabam funcionando como uma rede de apoio.

“Percebo que as donas de casa que têm esses perfis famosos compartilham detalhes da vida delas, se expõem com sinceridade e espontaneidade. Falam sobre as agruras do casamento e as dificuldades da criação dos filhos. Muitas mulheres se identificam e passam até a opinar sobre os problemas, querem ajudar”, analisa Lucy, que é comentarista da rádio CBN Vitória e participa do quadro “Dicas da Lucy”, da TV Gazeta.

Dona do perfil @mãenamassa, que tem 246 mil seguidores, Juliana Campos também percebe que seu trabalho tem esse apelo. “Não é somente perfil com dicas para casa. É uma rede de apoio mesmo. As mulheres se sentem acalentadas nessa rotina de dona de casa, que não é fácil. Então, tenho sempre uma palavra amiga para passar”, comenta ela, que tem 26 anos, é casada há 5 e é mãe de duas crianças, a Pietra, de 10 anos, e o Arthur, de 4.

O sucesso de Juliana extrapolou o meio virtual. Ela está também nas manhãs de sábado no programa “É de Casa”, da TV Globo, onde já ensinou, por exemplo, como limpar todos os tipos de janelas de casa.

Ceiça Carvalho: perfil tem mais de 250 mil seguidores“Não falta serviço em casa. É uma fonte inesgotável de dicas”

Com leveza, humor e muitas dicas úteis, Ceiça Carvalho, 45 anos, conquistou mais de 250 mil seguidores em seu perfil no Instagram, o @casanocapricho.

“Quando me mudei para Salvador, fiquei muito sozinha. Comecei a fotografar as tarefas e mandar para minha amiga de Recife. Ela que me deu a ideia de criar o perfil. Em uma semana, já tinha mais de mil seguidores”, conta ela, que é casada há 26 anos e tem três filhos, o mais novo com 17 anos.

Autoestima

Tema para as postagens é o que não falta, afinal, trabalho de dona de casa não tem fim nunca. “É uma função desvalorizada às vezes. Por isso, sempre me preocupo em trabalhar a autoestima das seguidoras. Só quem é dona de casa sabe que é serviço 24 horas para fazer. É uma fonte inesgotável de dicas”, brinca Ceiça.

Na semana passada, por exemplo, ela ensinou que é bom usar vaselina líquida nos eletrodomésticos feitos com inox. “Protege contra o tempo e corrosão”, conta. Uma fã logo comentou: “Gostei da dica, mas a vaselina não vai deixar manchas?”.

Ceiça procura sempre tirar as dúvidas que chegam das seguidoras. “É uma grande responsabilidade. Costumo testar algo antes de indicar. É uma troca muito boa que temos”, afirma a dona de casa.

Dicas “do lar”

Juliana Campos (@mãenamassa)

Para limpar o micro-ondas:

Por dentro

- 2 colheres de sopa de vinagre branco (álcool) ou duas rodelas de limão + 200ml de água de 3 a 5 minutos, vai depender do nível de gordura

- Coloque o pote e ligue o microondas. Depois, retire-o com cuidado e passe um pano úmido até sair toda a gordura

- O vinagre evapora e solta a sujeira que fica dentro do aparelho. E o sabão de coco ajuda a deixar mais branco

Por fora

- Detergente ou sabão de coco na buchinha (lado amarelo) e pano úmido pra retirar o produto

- Lustra móveis nas partes brancas, para proteger e dar brilho

Para limpar box do banheiro

- Com o box seco, passar lã de aço também seca em toda a superfície do box (a lã de aço não risca, ao contrário do lado verde da esponja, que é mais grosso). É importante que o box e a lã estejam secos, caso contrário vai espalhar a gordura ao invés de remover

- Feito isso, usar o lado macio da buchinha e detergente

- Puxar com um rodinho de pia pra não manchar, pois detergente pode manchar sim. E em seguida, jogue água pra retirar todo o produto

- Puxar novamente a água com o rodinho, passar um pano seco e finalizar com lustra móveis ou removedor + álcool. Ambos irão proteger pra que a gordura não fique

encalacrada, facilitando a manutenção do vidro

- Fazer essa limpeza em média a cada 15 dias, nos demais é só detergente e rodinho

Ana Násily (@respiramulher)

Para deixar a casa cheirosa

- Coloque 200 ml de água e 200ml do amaciante em um borrifador. Use para deixar as cortinas, sofás, almofadas e roupas de cama cheirosas

 

Para limpar o colchão

Vire o colchão a cada 3 meses. Assim você aumenta a vida útil dele. Para limpá-lo, aspire e depois passe um pano úmido (mais para seco) com álcool. Deixe sem forro para o colchão “respirar” e depois forre com o lençol, como de costume

Jenny Francia (@papodemamaeamelia)

Para tirar mofo de roupas

- Faça uma mistura com 250ml de água sanitária e 1/4 xícara (chá) de açúcar refinado

- Misture bem para dissolver o açúcar e coloque sobre a mancha

- Deixe agindo até sumir todo o mofo

- Lave normalmente a peça de roupa

 

Para limpar os panos de prato

- O segredo é: tira manchas em pó + sabão de coco ralado + água quente

- Deixe os panos de molho até a água esfriar e depois lavagem normal na máquina

Ceiça Carvalho (@casanocapricho)

Para limpar espelhos

- Use água, em maior quantidade, vinagre de álcool e gotinhas de sabão líquido de louça

- Misture os três produtos

- Lembrando que o vinagre é bem pouco. Não fica cheiro algum

Para tirar cheiro desagradável das lixeiras

- Depois de limpeza e antes de colocar o saco de lixo, pingue gotinhas de essência de sua preferência no fundo da lixeira