Notícia

Uma hora de corrida rende sete horas a mais de vida

Estudo feito nos Estados Unidos revela que correr eleva a longevidade

A corrida diminui os sintomas da TPM nas mulheres
A corrida diminui os sintomas da TPM nas mulheres
Foto: Divulgação

Que a corrida traz benefícios a quem inclui essa prática no seu dia a dia, todo mundo já sabe, mas o que pode ser novidade para muita gente é o fato de essa atividade ser responsável por prolongar os anos de vida de seus praticantes.

Um estudo norte-americano do Instituto Cooper, situado em Dallas, descobriu que uma hora de corrida acrescenta sete horas à vida de uma pessoa. A maioria dos corredores dos EUA treina aproximadamente duas horas por semana. Assim, quem mantém essa média durante quatro décadas pode viver 3,2 anos a mais.

No entanto o professor, Duck-Chul Lee, da Universidade de Iowa, nos EUA, garantiu que as somas dos anos ganhados pela corrida não são infinitas. Independentemente das horas sobre o asfalto, o aumento da expectativa de vida não chega a quatro anos. O que não deixa de ser ainda sim muito relevante para os corredores.

Além de viver por mais tempo, apesar de não se ter uma fórmula para medir quantos anos e dias se viverá a mais, quem corre, tem como mensurar que houve um aumento na qualidade de vida.

"A corrida dá mais disposição, melhora a rotina, com hábitos de vida mais saudáveis. A qualidade do sono melhora muito, a pessoa fica mais confiante e feliz" - Christian Rosa, personal runner
"A corrida dá mais disposição, melhora a rotina, com hábitos de vida mais saudáveis. A qualidade do sono melhora muito, a pessoa fica mais confiante e feliz" - Christian Rosa, personal runner
Foto: Arquivo Pessoal

O personal runner Christian Rosa, de Vila Velha, enumera alguns destes benefícios que vão ser decisivos neste aumento da longevidade do corredor.

"Correr fortalece a imunidade. A pessoa pode perceber a disposição dobrada, que melhora sua rotina, com hábitos de vida mais saudáveis.

Melhora na condição do sono, que passa a ter mais profundidade, com a liberação de hormônios como a melatonina e a serotonina, aquele que traz o bom humor”.

Além dos benefícios no corpo, Christian também menciona os pontos positivos para o lado psicológico dos praticantes deste esporte.

“A corrida te dá mais confiança, ajuda muito o lado psicológico, restaurar a autoestima e com certeza vai te deixar mais feliz com você mesmo”, destacou o personal runner.

Mexa-se!

Coração

Ele fica mais forte

O coração fica mais forte e começa a bater menos para ejetar a mesma quantidade de sangue, o que faz melhorar a condição cardíaca.

Pressão

Sob controle

Com o coração mais bem preparado, os batimentos cardíacos e consequentemente a pressão ficam mais controlados.

Lado psicológico

Confiança

Dá mais confiança e restaura a autoestima.

Ossos

Sem quebrar

Ajuda na calcificação óssea, impedindo o surgimento da osteoporose.

Outros benefícios

Atenua os sintomas da TPM nas mulheres.

Aprimora o raciocínio, aumenta a libido.

Desenvolve musculatura e diminui o risco de câncer de mama entre as mulheres.