Notícia

Como fazer suas amizades durarem

Especialistas dão conselhos para quem quer conservar essa relação tão especial

Letícia Cabral e Rackel Perry são amigas de longa data
Letícia Cabral e Rackel Perry são amigas de longa data
Foto: Edson Chagas

Amigo de fé, irmão camarada. Daquele para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração. Estamos falando de amigos de verdade, para se levar por toda a vida.

Nesta semana, quando se comemora o Dia do Amigo, vale parar para pensar em como cultivar essa relação tão importante e especial. Que tal aproveitar a data e ligar para aquele amigo do peito que anda distante?

“Para o amigo, tem que ter sempre aquele tempinho. Vale um jantar, um simples cafezinho no meio da semana. Tem que se fazer presente, nem que seja com um recadinho pelo telefone para mostrar: ‘estou aqui’”, diz a psicoterapeuta Zenaide Monteiro.

Amizade é cuidado, lembra ela. “Amizade é um contrato sem papel. É um relacionamento de mão e contramão. É uma grande troca. Tem que lembrar do aniversário do amigo, de fatos importantes na vida dele. Um deve saber que está participando da vida do outro.”

Vínculos

Tem gente muito bom para fazer amigos, mas péssimo em conservá-los. “Há pessoas extrovertidas, comunicativas, sempre abertas a fazer novos contatos. Mas manter um amigo tem a ver com capacidade de construir vínculos afetivos. É se dedicar, se comprometer. Amizade envolve ter disponibilidade para doar tempo, afeto, energia”, destaca a psicóloga Angelita Scárdua.

Amigo é amigo mesmo sendo bem diferente de você. “Ter alguém como amigo implica aceitar a pessoa como ela é, com suas diferenças, e expressar consideração positiva por ela. Basta o fato de ela existir! Isso já elimina julgamentos”, pontua o psicólogo Enéas Lara.

Rackel e Letícia tiveram trajetórias diferentes, mas lá se foram quase 20 anos desde que se conheceram, e elas continuam amigas. “Como nos conhecemos muito novas, acompanhamos várias coisas na vida uma da outra. A amizade foi se fortalecendo. A gente pode se desententer, mas não perde o vínculo. É muito grande o carinho que uma tem pela outra. Não tem muito segredo”, diz a arquiteta Rackel Perry Caliman, 30 anos.

Com elas é assim: mesmo que os encontros sejam mais difíceis, o contato é quase que diário. “A gente está se falando todo dia por mensagens. Nunca falta assunto”, dispara a advogada Letícia Cabral, 31 anos.

 

4 dicas para "segurar" um amigo

1 - Cuide do seu amigo

Olho na agenda: Mesmo que estejam longe um do outro, deixe que seu amigo saiba que tem um espaço na sua vida. Assim como faz com seus compromissos, arranje tempo para estar com ele. Pode ser uma viagem, um jantar em um final de semana, um cafezinho no meio da semana ou até um telefonema inesperado.

Atenção: Lembre-se de datas importantes na vida do seu amigo, como aniversário. Compartilhe alegrias e também problemas. Acompanhe fatos relevantes na vida dele, como a prova de um concurso, uma cirurgia, o estado de saúde de um parente dele. Esteja sempre disponível para apoiá-lo, para consolá-lo. Isso vai fazer com que ele se sinta sempre especial.

2 - Aprenda a perdoar

Ninguém é perfeito: Se seu amigo “pisou na bola”, seja compreensivo. Converse logo e deixe tudo esclarecido. Mas, sobretudo, perdoe. Tenha sempre em mente as qualidades do seu amigo, e não os defeitos dele.

3  - Entenda que são diferentes

Sempre unidos: Não queira que seu amigo seja igual a você. Até porque, muitas vezes, as diferenças entre vocês é que vão uni-los. Saiba que seu amigo pode discordar de você, mas continuará sempre seu amigo.

Tenha empatia

Coloque-se no lugar dele e veja o mundo pelo ângulo que ele vê para entender seu ponto de vista e como ele se sente diante dos acontecimentos.

Briga sim, ofensa não: Amigos podem ter posições diferentes sobre política, religião, futebol... Pode acontecer briga, discussão, mas sem descambar para o desrespeito. Você não vai ofender, desqualificar seu amigo só porque ele não concorda com seu ponto de vista.

4 - Seja honesto e confiável

Sem mentiras: Entre amigos de verdade não há espaço para mentiras. O amigo sabe seus defeitos, suas mancadas, as enrascadas nas quais você se mete. Ele sempre ficará do seu lado. Mostre que

você também estará sempre pronto para compreendê-lo e apoiá-lo no que for preciso.

 

Ver comentários