Notícia

Imponentes, lindas e cheias de história. Conheça as igrejas do Estado

Com vistas espetaculares, algumas foram construídas logo após a chegada de Vasco Fernandes Coutinho, o primeiro donatário do Estado

Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças
Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças
Foto: Marcelo Prest

Conhecer as igrejas do Espírito Santo é uma verdadeira aula de história. Além de imponentes, com vistas espetaculares e lindas, algumas foram construídas logo após a chegada de Vasco Fernandes Coutinho, o primeiro donatário do Estado. Um exemplo é a Igreja do Rosário, que teve a construção iniciada em 1535, na Prainha, em Vila Velha.

E não apenas os templos católicos fazem parte da história do Brasil. Em Domingos Martins, está localizada a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre, erguida em 20 de maio de 1866, no Centro da cidade.

O Espírito Santo é lindo! Veja dicas de passeios para curtir o outono

Se o assunto é vista deslumbrante, o Convento da Penha, em Vila Velha, e a Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Pedra Azul, deixam o vistante de queixo caído. 

Videomaker apaixonado registra cada cantinho do Estado lá do alto

De Norte a Sul do Estado, há muitas opções para celebrar a fé ou fazer um resgate do passado dos capixabas. O Gazeta Online selecionou alguns exemplos, mas sabemos que há muitos outros. Veja essas belezas e aproveite para conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo.

Vila Velha

1 - Convento da Penha 

Convento da Penha, Vila Velha, ES
Convento da Penha, Vila Velha, ES
Foto: Joel Miranda

Não tem como falar de belas igrejas e não citar o Santuário de Nossa Senhora da Penha. O ponto turístico mais visitado do Estado é um dos ícones do Espírito Santo. O santuário foi construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. Junto com a igreja Nossa Senhora do Rosário, o Convento faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha.

É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção à Nossa Senhora da Penha. Segundo a versão popular, o quadro de Nossa Senhora teria sumido da gruta onde o frei morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros. 

2 - Igreja do Rosário

Igreja do Rosário na Prainha, em Vila Velha
Igreja do Rosário na Prainha, em Vila Velha
Foto: Vitor Jubini

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo do Estado, é a mais antiga do Brasil em atividade, com sua construção iniciada em 1535, logo após a chegada do donatário, sob a forma de capela. Recebeu naquela época o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo posteriormente denominada de Igreja do Rosário. A Igreja do Rosário é um bem tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Foto: Cláudio Costa/Arquivo GZ

Vitória

3 - Santuário-Basílica de Santo Antônio

Basílica de Santo Antônio, em Vitória
Basílica de Santo Antônio, em Vitória
Foto: Joel Miranda

Uma das igrejas mais disputadas para a cerimônias de casamento, o santuário foi construído na década de 60 e é uma réplica de um templo italiano do século XVI consagrado a Maria, na cidade italiana de Todi. 

Ocupa uma área de 575 metros quadrados e perímetro de 103,37m, com capacidade para 656 pessoas sentadas e 1.466 pessoas em pé, totalizando 2.089 fiéis em eventos e celebrações religiosas. A altura do Templo é de 37,74 metros.

4 - Catedral Metropolitana de Vitória

Catedral de Vitória
Catedral de Vitória
Foto: Fernando Madeira

Começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. O projeto inicial era de Paulo Motta (o mesmo que projetou o Parque Moscoso) e foi se modificando com o passar dos anos, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.

Ela ocupou o lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade. Era uma igreja de estilo colonial, que começou a ser edificada em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova, no período do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Com a criação da Diocese do Espírito Santo (1895) e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Nery, a igreja recebeu o título de Catedral. Posteriormente, deteriorada e considerada pequena demais para comportar o crescente número de fiéis, foi demolida com o intuito de ser substituída por uma igreja maior.

A Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em maio de 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os maravilhosos vitrais de suas paredes.

Domingos Martins

5 - Igreja Luterana

 Igreja Luterana no Centro de Domingos Martins
Igreja Luterana no Centro de Domingos Martins
Foto: Divulgação/Prefeitura de Domingos Martins

É a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Conta com três sinos que vieram da Alemanha, transportados até o Vale da Estação de trem. De lá foram levados a Campinho em carro de boi. Em 1937 foi inaugurado o relógio da torre. Está localizada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no Centro da cidade. 

6 - Igreja Luterana de Califórnia

A construção data de 1884. O cenário onde está localizada a igreja remete ao bucolismo. Cercado de árvores, flores e ao lado de um lago, o ambiente nos leva a um local de aconchego e tranquilidade.

7 - Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Pedra Azul

Com a incrível vista da Pedra Azul ao fundo, a igreja da localidade foi inaugurada em 1997, diante do crescimento da comunidade que necessitava de um espaço maior para a realização das celebrações. No local, além da particularidade da composição do cenário com a Pedra Azul, em seu interior é possível contemplar a imponente formação rochosa ao fundo dos vitrais. O sacrário do templo religioso é uma recordação da primeira igreja da comunidade (1920) e o altar da segunda construção religiosa da localidade (1948).

8 - Capela do Sagrado Coração de Jesus, em Biriricas

Igreja Católica de Biriricas, em Domingos Martins
Igreja Católica de Biriricas, em Domingos Martins
Foto: Evaldo Teixeira

Erguida em 1899, a construção desta igreja foi feita com bastante dificuldade, já que todo o material era proveniente de Formate, em Viana, de onde eram transportados em lombos de burros. As paredes foram feitas em terra socada. Chama a atenção de quem chega a Biriricas por sua arquitetura distinta. No interior, abriga uma verdadeira obra de arte: o altar com a Imagem do Sagrado Coração de Jesus, criada pelo senhor José Guizen.

Itaguaçu

9- Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

Localizada na sede do município e construída em 1953, com estilo neogótico, destaca-se pela exuberância dos vitrais, que adornam as janelas, pelo estilo de construção e duas torres de 48 metros de altura. 

Castelo

10 - Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Igreja Matriz, em Castelo
Igreja Matriz, em Castelo
Foto: Fernando Madeira

Localizada no Centro da cidade, a monumental igreja revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus. Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes. Lugar de oração, é destino certo de todos que procuram paz espiritual.

Anchieta

11 - Santuário Nacional de São José de Anchieta

Santuário Nacional São José de Anchieta
Santuário Nacional São José de Anchieta
Foto: Divulgação/Santuario de Anchieta

É uma das mais antigas igrejas do Brasil e, segundo a tradição, sua construção se deve ao santo São José de Anchieta. Construída no século XVI, foi feita com o trabalho dos índios catequizados.

Guarapari

12 - Igreja Antiga Matriz

Antiga Matriz de Guarapari
Antiga Matriz de Guarapari
Foto: Prefeitura de Guarapari/Sectur

Foi construída em 1585 pelo Padre José de Anchieta, no alto de uma colina. Esta igreja deu inicio ao povoamento de Guarapari, sendo marco da fundação da cidade. É tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio nacional. A igreja possui um grande acervo sacro, com peças do século XVIII e está localizada na Rua João Cavati, s/nº, Centro, também conhecido como Morro da Igreja.

Serra

13 - Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida

Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra
Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, na Serra
Foto: Cristian Vieira/Arquivo A Gazeta

A igreja constitui um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro, por ser uma das edificações que menos interferências sofreu nos séculos que se seguiram à sua construção. O conjunto arquitetônico é formado por uma praça e fica a 40 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida
Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida
Foto: Helô SantENTITY_apos_ENTITYAna/Arquivo A Gazeta

Presidente Kennedy

14 - Igreja Nossa Senhora das Neves

Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída pelos jesuitas, fica no município de Presidente Kennedy
Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída pelos jesuitas, fica no município de Presidente Kennedy
Foto: Chico Guedes/Arquivo A Gazeta

Foi construída em meados do século XVII, na Praia das Neves, pelos padres jesuítas, com ajuda dos escravos e índios catequizados. É um marco do nascimento da cidade.

 Igreja de Nossa Senhora das Neves
Igreja de Nossa Senhora das Neves
Foto: Chico Guedes/Arquivo A Gazeta

Afonso Cláudio

15 - Matriz São Sebastião

No ano de 1945 o então Padre Paulo achou prudente reforçar os alicerces e ampliar a igreja Matriz São Sebastião. Com a boa vontade dos paroquianos, iniciou a grandiosa construção que foi inaugurada em 1949.

Muqui

16 - Igreja Matriz São João Batista

Igreja Matriz São João Batista
Igreja Matriz São João Batista
Foto: Otávio Picolli Martins/Arquivo A Gazeta

A pedido dos internautas - e eles têm toda razão -, nós acrescentamos na matéria a Igreja Matriz São João Batista, em Muqui, que é linda!

Paróquia São João Batista em Muqui
Paróquia São João Batista em Muqui
Foto: Wander Polati/Reprodução Facebook Muqui NaPassarela
Foto: Flickr/Prefeitura de Muqui

Com informações da Secretaria de Estado do Turismo e das Prefeituras de: Vitória, Guarapari, Domingos Martins e Presidente Kennedy.