Notícia

Louis Vuitton abre desfile com modelo negra pela primeira vez

Foram 163 anos para esse momento, alcançado por Janaye Furman

Janaye Furman é a primeiro modelo negra a abrir um desfile da Louis Vuitton
Janaye Furman é a primeiro modelo negra a abrir um desfile da Louis Vuitton
Foto: Reprodução/Instagram

Abrir um desfile de uma grande marca é um momento único na vida de uma modelo, um acontecimento que pode transformar sua carreira para sempre. Para Janaye Furman, a quarta-feira da semana passada foi ainda mais especial: ela fez história ao ser a primeira modelo negra a abrir um desfile da Louis Vuitton.

Nos 163 anos da marca, nenhuma modelo negra contemplou o uso do primeiro look das novas coleções. Janaye falou em seu Instagram sobre a experiência e reiterou a necessidade de ter mais modelos negras na indústria da moda. Veja post: 

“Que benção! Uau! Esse é um momento incrível e inacreditável. Não apenas por abrir o show da Louis Vuitton mas por fazer história ao ser a primeira garota afro-americana ao abrir o desfile da Louis Vuitton?! […] Estou muito agradecida que mais mulheres negras estão arrasando nas passarelas. É muito importante que a gente se defenda e faça a diferença nesse mundo. Estou muito feliz que fui capaz de contar essa linda história.”

Leia também

O marco tem tudo a ver com a crescente luta tanto do movimento negro quanto das próprias modelos que se mobilizam para serem vistas e contempladas na moda. No começo deste ano, por exemplo, elas protestaram em frente ao desfile da Balenciaga pela falta de representação. Vale lembrar: a presença de mulheres negras na mídia pode contribuir profundamente com a auto-estima de milhões de outras mulheres no mundo, que encontram pessoas e imagens com as quais possam se identificar.

No entanto, ainda existe muito a ser conquistado. Ainda nesta temporada, a modelo Londone Meyers postou um vídeo no Instagram no qual espera por cuidados com seu cabelo antes de um desfile. Sem ninguém no backstage preparado para cuidar de seus fios, ela quase desfilou sem o devido tratamento pelo qual todas as outras modelos passaram. É ainda um momento de ajuste na moda, que precisa ser feito o mais rápido possível.

Ver comentários