Notícia

Procissão de Cariacica tem 10 km a mais que Romaria dos Homens

Tradição há 30 anos, fieis começam a caminhar quase três horas antes da romaria oficial sempre às noites de sábados na Festa da Penha, e vão se encontrando com os romeiros da procissão que sai de Vitória. Caminhada da fé sai de Cariacica Sede

Há quem diga que é impossível andar os cerca de 14 km da tradicional Romaria dos Homens, com medo de não aguentar fazer o percurso da Catedral Metropolitana, em Vitória, à Prainha, no município de Vila Velha. Mas há um grupo de romeiros que sai de ainda mais longe: Cariacica Sede, com quase 10 km a mais. Os fieis começam a caminhar quase três horas antes da romaria oficial.

Segundo os organizadores, a romaria de Cariacica Sede começou em 1987, quando um fiel sofreu um acidente e fez uma promessa: se fosse curado andaria de Cariacica Sede ao Convento da Penha todos os anos. Dito e feito. No início foram poucos participantes, mas hoje a manifestação religiosa reúne cerca de cinco mil romeiros, que vão se encontrando no meio do caminho até se unirem ao grupo que sai do Centro de Vitória.

O percurso é feito, em boa parte, pela Rodovia José Sette, com romeiros de bairros como Campo Verde, Santana e Itacibá. Há pessoas de todas as idades. A aposentada Terezinha de Assis Santos, de 78 anos, começou há cerca de seis anos e quer fazer o percurso novamente. “Para mim nunca teve dificuldade. Quando estou chegando no Convento, começo a sentir um calor nos pés e mãos e não fico cansada”, relatou. 

A universitária Ingrid Nunes, de 22 anos, vai participar da Romaria dos Homens pela primeira vez e já vai fazer o percurso maior. “Eu estou indo pela fé mesmo, confiando que vai dar tudo certo. Claro que vou me hidratar bem e chegar bem descansada. Estou bem animada para fazer essa caminhada”, disse.

MÚSICA AO VIVO

O coordenador da romaria, Agostinho Antônio Ferreira, de 63 anos, acrescenta que todos os anos o público aumenta. A romaria inclui a presença de uma banda animando os romeiros em um trio elétrico. “É uma banda que anima muito. Muitos jovens começaram a ir. Hoje 60% é jovem que participa”, destacou.

Segundo Agostinho, quem não mora em Cariacica Sede também pode participar. Basta estar às 16h30 deste sábado na pracinha de Cariacica Sede ou encontrar o grupo no meio do caminho.