Notícia

Rios e córregos estão ameaçados na Região Metropolitana

Vamos conhecer esses rios nas cidades de Vila Velha, Cariacica e Vitória, e a situação das lagoas da Serra

Rio Marinho, em Cobilândia, Vila Velha
Rio Marinho, em Cobilândia, Vila Velha
Foto: Fernando Madeira | A Gazeta

Ocupação desordenada e poluição ameaçam a sobrevivência de rios e córregos na Grande Vitória. Eles tiveram importância histórica para nossa região se desenvolver, mas acabaram sendo esquecidos sob milhões de litros de esgoto e concreto das cidades. Vamos conhecer esses rios nas cidades de Vila Velha, Cariacica e Vitória, e a situação das lagoas da Serra.

Ouça a reportagem com Letícia Gonçalves

O Rio Marinho ao longo da história guarda uma marca da engenharia dos jesuítas, mas ao correr nas divisa dos municípios de Vila velha e Cariacica, acabou sendo sufocado pela urbanização, teve seu traçado modificado e o aspecto da água em nada lembra aquele de 40 anos atrás.

Ouça a reportagem com Natália Devens

Em Vila Velha, o Rio da Costa é inesquecível para muitos moradores, porém, com a cidade crescendo, se tornou um canal de esgoto lançado na baía de Vitória e escondido sob asfalto e até pilastras da ponte.

Ouça a reportagem com Letícia Gonçalves

A reportagem também mostra o cenário de poluição que vem sendo enfrentado pelas lagoas do município da Serra. Uma das principais é a Lagoa Jacuném, que hoje, enfrenta, por exemplo, a realidade do lançamento de esgoto e os prejuízos da sua degradação.

Ouça a reportagem com Letícia Gonçalves

Na última parte da reportagem especial, acompanhe as soluções apontadas por especialistas para salvar o que resta de nossos rios. Conheça também as experiências bem sucedidas de recuperação de rios em outros países, como a França.

Ouça a reportagem com Natália Devens

 

 

 

Ver comentários