Notícia

Mais de 80% dos eleitores ainda não fizeram biometria em Vila Velha

Eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido, até janeiro de 2018, terá o título cancelado

Tempo de fila na Central da Biometria, em Vila Velha, era de menos de 10 minutos
Tempo de fila na Central da Biometria, em Vila Velha, era de menos de 10 minutos
Foto: Caíque Verli | Rádio CBN

Após três semanas de funcionamento da Central da Biometria em Vila Velha, mais de 80% dos eleitores da cidade ainda não fizeram o cadastramento biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido, até janeiro de 2018, terá o título cancelado. Quem não fizer o cadastro está impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.

Mais de 60 mil eleitores já fizeram o cadastramento, que desde o mês passado só é feito na Central de Atendimento da Biometria, dentro do Shopping Boulevard, na Rodovia do Sol. Ainda faltam mais de 250 mil eleitores.

E para quem ainda não foi à central, a recomendação é ir o quanto antes. O tempo de espera atualmente na fila é menor que 10 minutos. Quem chegava na fila na manhã desta segunda-feira (17) era prontamente atendido. A chefe de cartório e coordenadora substituta da centra, Aigline de Menezes, faz o alerta para os eleitores não deixarem o cadastramento biométrico para última hora.

"Se a População de Vila Velha se conscientizar de que agora não vão esperar nem dez minutos na fila. Hoje, por exemplo, as pessoas pegaram a senha e foram atendidas rapidamente. Não ficaram nem um minuto aguardando. Quanto antes o eleitor procurar a Central, melhor", pediu a coordenadora.

Maria Dolores gostou do atendimento na Central da Biometria, em Vila Velha
Maria Dolores gostou do atendimento na Central da Biometria, em Vila Velha
Foto: Caíque Verli | Rádio CBN

SEM RECLAMAÇÃO

Os eleitores aprovaram a agilidade do atendimento na Central. O técnico de telefonia Carlos Maurício decidiu ir nesta semana para evitar as filas grandes que devem se formar nos últimos meses do cadastramento. "Gostei do atendimento. Demorou entre 5 e 10 minutos para ser atendido. Aproveitei para vir logo porque se deixar para última hora vai ser uma fila imensa", disse.

A costureira Maria Dolores ficou surpresa ao ser atendida com menos de 5 minutos de espera."Rapidinho. Foi ótimo, muito bem atendida. Atendimento maravilhoso. Não sei se vai continuar assim todos os dias, mas hoje foi ótimo", comentou.

SERVIÇO

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. Os eleitores que tem o voto facultativo (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.

Para fazer o cadastro o eleitor precisa apresentar um documento oficial de identificação e o comprovante de residência. A CNH e o novo modelo de passaporte não são aceitos como documento de identificação para o primeiro título, por não terem dados como nacionalidade/naturalidade ou filiação.

A Central de Atendimento da Biometria funciona de segunda a sexta-feira, de 10h até 18h30, e aos sábados, de 11h até 18h30.