Notícia

Guardas Municipais se preparam para receber turistas

Em Vila Velha, os guardas tiveram aulas de inglês

As Prefeituras da Grande Vitória intensificam a preparação para receber os turistas no verão. Guardas Municipais recebem capacitação para lidar com turistas.

Em Vila Velha, os guardas tiveram aulas de inglês. Segundo o subsecretário da Guarda Municipal, Samuel Nunes, o treinamento é de noções básicas do idioma para melhorar o atendimento na cidade e evitar que o guarda esteja despreparado para falar com um estrangeiro.

"Na abordagem emergencial, o Guarda estaria despreparado. A gente chama de abordagem emergencial o caso de um surto, um turista estrangeiro passar mal. A gente não tem aquela abordagem mínima que é perguntar o nome do turista, o endereço do turista, quem acompanha o turista. Bem básico mesmo, mas uma forma de colher informações para que nosso atendimento seja o melhor possível", explica.

Esse será o primeiro verão em que o trabalho da Guarda em quadriciclo será ampliado para outras praias de Vila Velha. O serviço antes ficava limitado à Praia da Costa e Itapoã. Na Serra, os agentes que já tiverem sido capacitados vão estar à frente do atendimento ao turismo, como detalha o secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda.

"Uma capacitação de atendimento ao turista. Vamos fazer um levantamento dentro dos 56 guardas comunitários que usam armas para ver quem tem habilidade e fala um idioma estrangeiro para utilizarmos esse guarda em um núcleo de turismo que vai ter na orla", diz.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), informou que cursos de qualificação voltados para a área de turismo são ministrados frequentemente visando o bom atendimento ao visitante, como idiomas (inglês e espanhol), técnicas de recepção, manipulação de alimentos e boas práticas.

Ver comentários