Notícia

Lixo e roedores preocupam frequentadores da Curva da Jurema

O trecho conta com várias lixeiras, como constatou a reportagem no local. Mas a quantidade de lixo e tanta que acaba vazando para fora delas, segundo a ouvinte Jacqueline Canal

Ouvinte enviou foto de lixo espalhado próximo à ciclovia na Curva da Jurema
Ouvinte enviou foto de lixo espalhado próximo à ciclovia na Curva da Jurema
Foto: Ouvinte/ Jacqueline Canal

Sacolas, restos de comida, latas e a presença de roedores. Esse cenário contrasta com a paisagem de quem passa pelo calçadão e pela ciclovia da Curva da Jurema, em Vitória, principalmente nas primeiras horas da manhã. Quem da voz a essa reclamação é a ouvinte Jacqueline Canal, que caminha pela orla todos os dias.

O trecho conta com várias lixeiras, como constatou a reportagem no local. Mas, segundo  a moradora, a quantidade de lixo é tanta que acaba vazando para fora delas. E ainda existem aquelas pessoas que insistem em jogar garrafas e outros materiais fora do lixo.

Jacqueline se sente incomodada e acha que isso pode prejudicar, inclusive, a visão que os turistas têm da cidade. "Sacolas jogadas do lado de fora, quase na ciclofaixa, onde os animais rasgam e ficam futucando o material. Isso aumenta a quantidade de ratos no local, proliferando também urubus, uma infinidade de animais", reclama.

 

O subsecretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho, conversou com a rádio CBN Vitória, garantiu que a coleta é feita com frequência e deu orientações sobre como deve ser a postura dos banhistas e dos donos dos quiosques.

Jacqueline Canal reclama da quantidade de lixo fora da lixeira na Curva da Jurema
Jacqueline Canal reclama da quantidade de lixo fora da lixeira na Curva da Jurema
Foto: Caíque Verli

"Leve a sua sacolinha para a praia, gerou algum tipo de lixo, guarda dentro da sacola e descarta em um local adequado. Está vendo que a lixeira está cheia? Não adianta colocar mais ali. No outro dia, a Prefeitura vai fazer o recolhimento de tudo. Os próprios estabelecimentos comerciais são orientados a fazer isso: guardar o seu lixo e colocar fora uma hora antes do caminhão de lixo passar", orienta.

O subsecretário ainda afirmou que a Prefeitura vai intensificar, durante o verão, o projeto Praia Limpa, que tenta conscientizar as atitudes adequadas para quem frequenta a orla de Vitória. Membros do projeto abordam banhistas e trabalhadores nas praias, falando sobre a conscientização em relação à vários temas sobre o litoral, como a balneabilidade e o descarte de resíduos.

Ver comentários