Notícia

Pouso em Vitória: voo do Rio é o 1º após homologação da nova pista

Aeronave é da GOL e saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, segundo a Infraero.

Nova área do Aeroporto de Vitória
Nova área do Aeroporto de Vitória
Foto: Reprodução

Após a liberação para pousos na nova pista do Aeroporto de Vitória, que só foi possível com a homologação dos equipamentos de aproximação sete meses depois da abertura da nova estrutura, a primeira aterrissagem de uma aeronave comercial pela cabeceira 02, que é a mais próxima do mar, foi às 22h20 de quarta-feira (07).

O avião é da empresa GOL e saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, segundo a Infraero. 

A liberação dos pousos na nova pista aconteceu depois que foi instalado e homologado um equipamento chamado PAPI (Precision Approach Path Indicator), que é usado como um auxílio visual nos pousos. O site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo confirma o uso do equipamento. 

Já no início da manhã desta quinta-feira (08), duas aeronaves comerciais da Latam - uma que chegou de São Paulo e a outra de Fortaleza - também usaram a pista mais próxima ao mar.

No entanto, após as 7h40 da manhã e até 11h, nenhum avião pousou usando essa entrada voltada para a praia, e passaram a utilizar a pista paralela à Avenida Fernando Ferrari. Em Camburi o tempo estava bastante encoberto durante toda a manhã e uma forte chuva atingiu a região, porém a Infraero ainda não confirmou se a preferência pela pista velha tem ligação com as condições meteorológicas. Mesmo com a liberação, a pista antiga continua operando normalmente e a decisão de pousar e decolar da pista nova depende de vários fatores, entre eles as condições de vento do momento.

VEJA VÍDEO DO POUSO

Divulgação/Infraero

Ver comentários