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Comece o ano novo com mais saúde

Desde seu lançamento, há pouco mais de um ano, o movimento já soma 23.421 usuários cadastrados

Prática de atividades físicas, uma boa alimentação e melhora na relação com a família fazem parte das suas promessas para 2017? O Movimento “21 Dias – Uma vida saudável não pode parar” pode te ajudar a chegar lá, e nem é preciso esperar a virada do ano. A nova etapa do programa, que desafia os participantes a mudar os hábitos, terá atividades como aferição de pressão, de peso e de altura e aulas de alongamento nos Terminais do Transcol da Grande Vitória até o dia 13 de janeiro.

Desde seu lançamento, há pouco mais de um ano, o movimento já soma 23.421 usuários cadastrados; 37.992 desafios assumidos e 136.050 medalhas alcançadas pelos participantes. Trata-se de uma plataforma, que pode ser acessada pelo site www.movimento21dias.com.br ou pelo aplicativo, com desafios diários durante 21 dias seguidos, o tempo ideal para que o organismo comece a se acostumar com uma nova atividade e passe a realizá-la automaticamente, de acordo com estudos. A iniciativa é do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde, e tem desafios em três áreas: alimentação saudável, atividades físicas e convívio familiar.

O principal objetivo do Movimento 21 Dias, segundo o secretário de saúde do Estado, Ricardo de Oliveira, é mostrar que é fácil cada um fazer algo pela sua saúde física e emocional. “Queremos que, cuidando melhor de si mesma, a população tenha mais qualidade de vida. As propostas são simples e cabem no dia a dia de qualquer um, como subir escadas e caminhar 30 minutos por dia. Estes hábitos fazem uma grande diferença para a prevenção de doenças”, ressalta.

Porta de entrada

A chegada do verão e as festas de fim de ano é perfeita para inspirar a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e o melhor convívio com familiares. A educadora física Lorena Pimentel, responsável pela aula de ginástica laboral que animou a tarde de relançamento do programa no Terminal de Jardim América, Cariacica, afirma que o alongamento é a porta de entrada para atividades físicas.

“A ginástica laboral nada mais é do que técnicas de alongamento. Elas dão disposição para começar o dia, evitam lesões em atividades corriqueiras, além relaxarem e fortalecerem os músculos. As aulas dos terminais são ideais, porque as pessoas que passam por aqui estão indo ou voltando do trabalho, aprendem e podem por em prática todos os dias, melhorando a qualidade de vida”, incentiva a profissional.

A dona de casa Aparecida Sabino, de 52 anos, reclama de dor nas costas e se animou quando passou pela aula de Lorena. “Aprendi os movimentos e vou repetir em casa, foi ótimo, porque sinto dores nos músculos. No ano que vem quero melhorar a alimentação e fazer mais atividades físicas, por isso gostei das informações”, promete.

Mais atenção à saúde

Quem percebeu que precisa tomar mais cuidados com a alimentação e prática de exercícios foi Edson Costa. O comerciante de 59 anos se viu com 10 kg a mais do que esperava e pressão alta. “Almoço em restaurante todos os dias, como mais do que posso, por isso preciso ficar de olho e cortar o açúcar e frituras. Já faço caminhadas no meu trabalho, espero que mudança na dieta me ajude a ter mais saúde”.

Durante a ação, também foi apresentado um painel com a quantidade de açúcar e gordura presente em alimentos muito presentes na dieta dos brasileiros, como refrigerante, biscoito recheado e milho e conserva. Quem ficou assustado com o resultado foi o cobrador Leonardo Rodrigues, de 32 anos. Ligado nas redes sociais, já pensa em baixar o aplicativo e apresentá-lo para toda a família. “Ele pode me ajudar, porque em 2017 quero me tornar um ser humano melhor, já temos cuidados com a alimentação na minha casa, mas quero praticar mais exercícios e conviver melhor dentro de casa”.

No caminho contrário de grande parte da população, a aposentada Francisca Anceschi, de 73 anos, toma todos os cuidados básicos para evitar doenças. “A pressão está boa e até emagreci, mas minha glicose está alta e preciso praticar mais exercícios. Tenho uma máquina de caminhada em casa, a aula de alongamento vai me ajudar a evitar machucados”, finaliza.

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