Notícia

Há 30 anos crescendo com o povo

Cofril acompanhou o crescimento de Cachoeiro de Itapemirim e do sul do estado, gerando empregos e movimentando a economia local

Cachoeiro de Itapemirim é a maior cidade do Espírito Santo fora da Grande Vitória, com 211.649 habitantes. De acordo com dados do IBGE, na década de 1980, 123.686 pessoas viviam no município, um aumento de 71%. O Produto Interno Bruto (PIB) também cresceu: em 2010 era de R$ 16.003,07 per capita, na última análise do instituto, em 2014, subiu para R$ 23.816,26. O crescimento populacional e econômico deve muito às empresas instaladas na região. A Cofril, por exemplo, beneficia diretamente 1.200 famílias, de Cachoeiro, Atílio Vivácqua, Muqui, Presidente Kennedy e Vargem Alta.

Com um mix de mais de 120 produtos, que vão de carnes in natura, temperadas, defumadas, linguiças a embutidos diversos, a cachoeirense Cofril completa 30 anos no mercado. Tudo começou em 1987, quando os irmãos José Carlos e Antônio Cezar Correia Cardoso, inspirados no segmento de negócio iniciado pelo pai, decidiram atuar no ramo de suínos.

 

“Na época, começamos abatendo dois suínos e produzindo 300kg de linguiça por semana em um espaço de 20m². Com o aumento da demanda, no ano seguinte, convidamos o irmão Elson para participar da sociedade. Com o foco constante na qualidade, os produtos tiveram receptividade no mercado, o que nos motivou a impulsionar a produção e as vendas. Com o passar do tempo, expandimos para outros municípios além de Cachoeiro”, conta o diretor José Carlos Correia Cardoso.

Assim como Cachoeiro, a Cofril cresceu muito nos últimos 30 anos. Atualmente, a empresa abate 15 mil suínos e bovinos por mês, direcionados tanto para o consumidor final, quanto para utilização na indústria. E produz cerca de 2 mil toneladas por mês de derivados de suínos. A produção cresceu tanto, que os produtos passaram a ser distribuídos para todo o Espírito Santo, foi necessário instalar mais duas unidades no Sul do Estado: em Atílio Vivácqua e outra em Cachoeiro.

Empregos

Em 1987, o quadro de funcionários da Cofril era composto por 10 colaboradores, hoje, a empresa emprega 1.200 funcionários diretos que vivem nas proximidades. “É uma contribuição para a região. Com os empregos diretos gerados, as cidades aumentam o movimento do comércio, locações, construção civil, prestação de serviços, etc”, avalia José Carlos.

Os queridinhos

Com uma história de sucesso, a Cofril tem produtos com espaço fixo na mesa dos capixabas. Além da liderança absoluta no Estado da linguiça de pernil para churrasco, o presunto também está crescendo na preferência.

Além da liderança absoluta no Estado da linguiça de pernil para churrasco, o presunto também está crescendo na preferência.
Além da liderança absoluta no Estado da linguiça de pernil para churrasco, o presunto também está crescendo na preferência.
Foto: Cofril

“O presunto Cofril é feito com carnes nobres e dentro dos mais altos padrões de qualidade, garantindo assim um sabor irresistível, características da marca em toda a linha. O pernil defumado, por exemplo, tem sido bastante procurado para festas e eventos em geral, por sua praticidade e sabor que agrada aos mais exigentes gostos”, diz o diretor.