Notícia

Você sabe fazer o churrasco perfeito?

Empresas dão essas e outras dicas de gastronomia

Ir ao supermercado e comprar a carne, carvão, frango e demais acompanhamentos de sua preferência é apenas o primeiro passo de todo o processo até aquele desejado e merecido churrasco de fim de semana com a família e os amigos. Cumprir todas as etapas desde a escolha de produtos de qualidade até o preparo podem ser determinantes na hora de agradar os convidados. Mas quem organiza o evento sempre encara o temor de faltar carne no meio da festa.

Segundo especialistas na arte do carvão e espeto, para o churrasco caseiro o ideal é calcular 400 gramas de carne por pessoa, contando que esse peso seja composto por todos os tipos, como linguiça, carnes suína e bovina, partes de frango e outros. No entanto, caso seja um evento de maior duração, o consumo médio pode chegar a até 700 gramas por pessoa.

Quando se calcula a quantidade de comida para o churrasco, deve pensar de forma diferente para adultos e crianças. Nesse cálculo, menores de 11 anos podem ser contabilizados como meia pessoa. Para acompanhar, vale fazer farofa, maionese e arroz e salada.

Poder contar com dicas e uma ajuda especializada ao seu alcance nessa hora é sempre bem-vinda. Há vários sites na internet que ajudam no cálculo para churrasco.

Outra boa opção é confiar em empresas especializadas em carnes, que também colocam à disposição dos internautas dicas valiosas. O site do frigorífico capixaba Cofril possui no topo da página uma calculadora virtual que mede a quantidade de carne necessário para fazer um churrasco farto mediante o número de convidados, com distinção para homens, mulheres e crianças.

Jose Carlos Cardoso, diretor presidente da Cofril
Jose Carlos Cardoso, diretor presidente da Cofril
Foto: Divulgação

De acordo com o diretor-presidente da empresa, José Carlos Correa Cardoso, a interatividade com o público através da calculadora de churrasco é uma forma de divulgar as várias maneiras de utilização dos produtos Cofril, marca que está no mercado há 30 anos.

“É um trabalho que vem obtendo excelente receptividade dos consumidores e queremos incrementar cada vez mais esse serviço. Entre os mais de 120 produtos que temos no mercado, somos líderes absolutos no Estado quando o assunto é linguiça de pernil para churrasco", aponta o diretor.

Além das dicas para o churrasco, o site da empresa de Cachoeiro de Itapemirim oferece mais de 80 receitas de pratos feitos com produtos da marca, desde pizza de bacon, passando por omelete ao forno de presunto, bolinho de mortadela, lombo suíno temperado recheado de palmito e penne com lombo e legumes, entre outros. O internauta ainda pode compartilhar a receita preferida nas redes sociais com seus amigos.

 

SAIBA: Dicas para o churrasco perfeito

Linguica para churrasco Cofril
Linguica para churrasco Cofril
Foto: Cofril

 • Diversifique na escolha das carnes. Acrescente às carnes suína e bovina, linguiça e frango, além de itens como queijo e salada

• Não coloque carne gelada direto na grela. Tire da geladeira e deixa descansar em temperatura ambiente pelo menos por 15 minutos antes de assar

• Para amaciar, dourar e dar mais sabor, marine a carne com suco de maça, limão, laranja ou abacaxi – cerveja também vale - antes de ir a grelha

• O churrasco tradicional é temperado apenas com sal grosso. Não use temperos, porque tiram o gosto da carne

• Prefira o carvão de eucalipto. Além de segurar a brasa por mais tempo, são mais ecológicos

• O calor e distância do espeto até a brasa é importante. Uma forma de medir a temperatura é colocar a mão na altura em que a carne será assada. A temperatura deve ser suportável por sete segundos

• A linguiça de pernil para churrasco deve ir para o espeto semi-congelada.

 

Ver comentários