Notícia

Capixabas disputam vaga para Brasileiro Escolar de Handebol

As escolas campeãs representarão o Espírito Santo na seletiva nacional, realizada em Guarapari, de 2 a 10 de setembro

A última etapa do Campeonato Estadual Escolar de Handebol acontece neste domingo (16), a partir das 9h, no ginásio Jayme dos Santos Neves, no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Todos os times estarão lutando para representar o Estado no Brasileiro Escolar de Handebol 2017

A competição nacional será disputada em Guarapari, de 02 a 10 de setembro, e é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Capixabas disputam vaga para Brasileiro Escolar de Handebol
Capixabas disputam vaga para Brasileiro Escolar de Handebol
Foto: Divulgação

A decisão será por meio de rodízio simples, no qual a campeã será a equipe que alcançar o maior número de pontos ao final das duas rodadas. A primeira etapa, que aconteceu no dia 1º de julho, resultou na seguinte classificação: Colégio Castro Alves, em primeiro lugar, Colégio Expoente Castelo, em segundo, Instituto de Pesquisas Educacionais, em terceiro, e em quarto e quinto, EEEFM João Bley e Cooperativa Educacional de São Mateus.

O título feminino foi entregue ao Colégio Castro Alves, que representou o Brasil no mundial da França, em 2016. Mas as duas equipes inscritas, a campeã e o Instituto de Pesquisas Educacionais, representarão o Espírito Santo na competição nacional.

Por ser o estado-sede, o Espírito Santo terá direito a duas equipes em cada naipe e, portanto, terão duas chances a mais de garantir o título. Caso vençam a etapa nacional, as escolas estão automaticamente classificadas para representar o Brasil no Campeonato Mundial, que será realizado em 2018.

Campeonato Brasileiro de Handebol

Pela quarta vez, o Estado receberá um campeonato brasileiro escolar. A competição, capitaneada pela CBDE, contará com mais de 300 atletas. A Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) é a entidade responsável pela organização das competições no Estado.

Capixabas no Mundial

Desde 2008, o handebol escolar capixaba vem se destacando em eventos internacionais. Quem estreou a participação do Espírito Santo foi o time feminino do Colégio Santa Adame, de Vila Velha, que representou a seleção feminina na Dinamarca.

Na sequência, as meninas do Colégio Castro Alves, de Cariacica, vestiram a amarelinha em três mundiais: em 2010 (Portugal), em 2012 (Croácia), quando foram vice-campeãs, e em 2016 (França). Já o time masculino do Castro Alves foi campeão mundial em 2016, na França, nos Jogos Mundiais das Escolas Católicas - Fisec.

Ver comentários