Notícia

Domingo Martins recebe Campeonato Brasileiro Cross Country Olímpico

Disputa vai acontecer no próximo domingo (23) e contará com atletas que já representaram o Brasil em Olimpíada

Radicalidade sobre duas rodas. É assim que promete ser o final de semana em Domingos Martins, com o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico -XCO. Com presença de grandes nomes do esporte no cenário nacional e mundial, como Henrique Avancini e Raíza Goulão, o capixabas também vão buscar beliscar um espaço na competição.

Capixaba Ismael Rumpf vai competir na categoria Elite, ao lado de grandes nomes do cenário nacional
Capixaba Ismael Rumpf vai competir na categoria Elite, ao lado de grandes nomes do cenário nacional
Foto: Billy Mota

E o atleta de Marechal Floriano, Ismael Rumpf, que já tem vários títulos no Estado, fará sua primeira participação no campeonato Brasileiro. Apesar na inexperiência neste tipo de competição, ele tem a seu favor ser muito bom conhecedor da trilha que sediará o evento.

“Eu nunca saí do Espírito Santo para competir e terei pela frente atletas que já disputaram Olimpíada, mas vai ser uma ótima oportunidade para mim. Eu tenho a vantagem de conhecer bastante a trilha, onde sempre faço treinamentos”, disse.

A categoria de Ismael é a Elite e será a última a largar no domingo. A prova vai contar com quatro baterias e está prevista para iniciar às 8 horas. O capixaba chama a atenção para o esforço que os ciclistas terão de fazer durante o percurso, que exige ainda muita técnica.

“A gente vai encontrar muitos obstáculos pela frente, como pedras, lamas, raízes, irregularidades. Tudo isso exige muito esforço dos competidores. A gente quase não tem tempo para beber água, porque é o tempo todo atento e tentando em fazer as voltas em menor tempo possível”, explica.

O que vai diferenciar as categorias em que o Brasileiro está dividido são o número de voltas no circuito, que é determinado pela arbitragem, de acordo com as condições meteorológicas e da pista. A Elite, por exemplo, deverá ter duração média de uma hora e meia e a pista tem pouco mais de 4km de extensão.

Novato no Cross Country quer representar com responsabilidade o Espírito Santo

Na categoria que reúne os ciclistas mais jovens da disputa está o único represente capixaba na competição: Guilherme Stein, de 14 anos. Apesar da pouca idade, o ciclista já pratica o Cross Country há quatro anos. No Brasileiro, ele quer deixar sua marca.

Capixaba Guilherme Stein será o único representante da categoria Infanto-Juvenil do Estado
Capixaba Guilherme Stein será o único representante da categoria Infanto-Juvenil do Estado
Foto: Divulgação

“Quando eu tinha uns 10 anos, eu e meu pai, influenciados pelo meu tio Emerson, começamos a fazer trilhas. E desde então não paramos mais. Agora tenho a responsabilidade de representar o Espírito Santo. Espero muito conseguir uma boa colocação,”, disse Guilherme que tem se preparado à altura.

“Faço funcional, pilates, academia para conseguir a melhorar a performance.”

Campeonato Brasileiro Cross Country Olímpico

Quando: Domingo

Onde: No centro de Domingos Martins

Horário: 8h (primeira bateria, em um total de quatro)

Ver comentários