Notícia

Mestre Álvaro vai receber provas de corrida e bike no final de semana

O Insanity Mountain será realizado nos dias 15 e 16 na montanha de 833 metros de altitude

Cartão postal do Espírito Santo, o imponente morro do Mestre Álvaro vai receber pela primeira vez, neste final de semana, o Insanity Mountain. Durante os dias 15 e 16 serão disputados, na montanha de 833 metros de altitude, provas de corrida e bike. Além da participação dos capixabas, o evento vai receber atletas de fora do Estado, como o paulista Luciano Lancellotti.

Luciano Lancellotti, em prova de mountain bike
Luciano Lancellotti, em prova de mountain bike
Foto: Rodrigo Philipps

Apesar de vir de fora, Luciano já conhece o Mestre Álvaro. Ano passado ele participou do Insanity Mountain de Guarapari e aproveitou para passar na Serra e conhecer a montanha mais alta do Espírito Santo. Por isso, ele já adianta que a competição vai exigir muita técnica dos esportistas.

“É uma prova individual, contra o relógio. Ela será dividida em dois dias e os trechos são cronometrados. Quem faz no menor tempo leva. O enduro de montanha é uma modalidade das mais complexas, porque exige uma resistência muito grande e é preciso ter muita técnica na descida. Encaramos lugares bem difíceis de passar”, comentou Luciano.

Luciano Lancellotti, em prova de mountain bike
Luciano Lancellotti, em prova de mountain bike
Foto: Rodrigo Philipps

No enduro de descida, os participantes seguem com suas bicicletas até o topo do morro e depois descem por trilhas demarcadas pela organização da prova.

“Já participei de uma prova desta em Guarapari e foi muito legal. Volto agora para fazer o trajeto no Mestre Álvaro. É um morro que tem uma topografia que se compara com as melhores topografias que temos no mundo para esta modalidade”, ressaltou.

João Vitor Nunes vai disputar 300 km de corrida no Mestre Álvaro
João Vitor Nunes vai disputar 300 km de corrida no Mestre Álvaro
Foto: Arquivo Pessoal

Além da bicicleta, a corrida, que será disputada apenas no sábado, conta com três diferentes trechos na competição. De 9km,17km e 30km. O capixaba João Vitor Novaes vai disputar a prova mais longa. Ele já adianta que vai ser preciso fôlego para completar o trajeto que deve durar de 9 a 10 horas.

“A prova de 30 km conta com quatro subidas no morro. Duas pelo lado norte e duas pelo lado sul da montanha. É um percurso que exige muita técnica do participante, que tem além de ter um preparo físico muito grande, tem que se preocupar o tempo todo com o local que ele está pisando, porque tem lama, tem pedra, tem irregularidades. Enfim, tem que estar sempre muito atento”, acrescentou.

As inscrições já estão no segundo lote e podem ser feitas no site do evento: www.insanitymountain.com.br

Escolha seu desafio:

Trail Run – 9km / 17km / 33km

Bike XCM – 30km / 60km

Bike Enduro – 5 descidas

Caminhada Guiada

Fique por dentro:

TRAIL RUN (corrida de montanha) – Será no sábado, com percursos de 9km (630m altimetria), 17km (1400m altimetria) e 30km (2700m altimetria).

MOUNTAIN BIKE (XCM) – Será no domingo. Percurso veloz e altiplano. Os atletas terão que colocar todo seu treinamento à prova para executar aproximadamente 60 km (1200m metros altimetria) em menor tempo possível, demonstrando um verdadeiro show de pilotagem e velocidade. A categoria turismo (30 km e 480m altimetria) será a oportunidade das pessoas que estão iniciando neste mundo de duas rodas participarem de uma competição, versão reduzida do percurso principal, que contará com subidas e descidas, além dos trechos de single tracks em menor intensidade.

ENDURO MTB – Sábado e domingo. Será a segunda competição em terras capixabas. A característica desta modalidade é a velocidade de descida. Estão previstas entre 5 e 6 descidas cronometradas em mais de 2000 metros de declive, com um sistema de cronometragem eletrônico para gerar parciais e resultados em tempo real.

NOVIDADES – A novidade desta etapa fica por conta da caminhada para quem não quer competir. No sábado, haverá caminhada guiada até o topo do Mestre Álvaro, com guias da ONG Amigos do Mestre. No domingo, haverá passeio ciclístico pelo sítio histórico da região de Queimados. Estas atividades irão acontecer logo após as largadas das competições e terão total suporte e infraestrutura.

Ver comentários