Notícia

Pneu largado na Praia de Camburi deixa moradora indignada em Vitória

Prefeitura revela que não é obrigada a recolher pneus, mas, como limpa a praia três vezes por semana, recolhe qualquer tipo de objeto que é encontrado

Pneu largado na praia de Camburi deixa fotógrafa indignada
Pneu largado na praia de Camburi deixa fotógrafa indignada
Foto: Bruna Vairo

A fotógrafa Bruna Vairo, 38 anos, tem costume de caminhar quase todas as manhãs na Praia de Camburi, em Vitória. Na última semana, após passar pelo mesmo local duas vezes e ver um mesmo pneu largado próximo ao mar dois dias seguidos ela resolveu registrar a cena de indignação. 

Bruna conta que o pneu estava à beira de onde as ondas chegavam na areia, cheio de água e quase "enterrado". "A foto eu tirei de manhã, por volta de umas 7h30, mas já era a segunda vez que eu havia visto o mesmo pneu lá largado no mesmo lugar", comenta.

Embora seja a primeira vez que ela tenha registrado a cena, a fotógrafa só tirou a foto por considerar o objeto inusitado para ser encontrado no meio de uma praia. "Não é difícil encontrar lixos nesses pontos da praia, como, por exemplo, garrafas PET", diz.

RESPONSABILIDADE

Procurada, a Prefeitura de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), informa que a limpeza da Praia de Camburi é feita três vezes por semana, com o revolvimento da areia utilizando equipamentos apropriados, podendo recolher, até, objetos que ficam ocultos por baixo da areia.

No entanto, detalha que não é obrigada a recolher pneus. Isso porque nos casos de pneus, especificamente, a PMV detalha que de acordo com a política nacional de resíduos sólidos(lei 12.305 de 02/08/10) e com a resolução do CONAMAnº 258/99, os fabricantes e importadores de pneus é que são os responsáveis por coletá-los e destiná-los corretamente.

"Portanto, não é responsabilidade da prefeitura fazer a coleta desse tipo de material e o recolhemos pelo fato de terem sido descartados irregularmente em locais impróprios ou proibidos", respondeu a Semmam, por meio de nota.

O órgão ressalta que no trabalho de limpeza é comum que sejam encontrados vários tipos de objetos, e que já foram retiradas até geladeiras, micro-ondas, pneus e itens que são descartados irregularmente nos mangues e em pontos da praia.

Ver comentários