Notícia

Inseto com 'rostinho nas costas' chama a atenção de internauta

Registro foi feito em Conceição da Barra, na região Norte do Estado

Borboleta com 'rostinho' em Conceição da Barra
Borboleta com 'rostinho' em Conceição da Barra
Foto: Reprodução | Facebook

Ao chegar do trabalho em um fim de tarde neste mês de junho, a gerente administrativa Irani de Souza Pereira, 45 anos, encontrou um visitante um pouco diferente no portão de casa. Ela mora no bairro Cohab, em Conceição da Barra, Norte do Estado, e se surpreendeu com o bichinho.

"Passando pelo portão, vi um inseto parado no muro. Reparei aquele rostinho nas costas dele. Tirei uma foto e, quando fui tocar, ele voou", lembra. Em seguida, o inseto pousou em um árvore ao lado do portão. Depois, Irani não o viu mais.

> Raro golfinho albino é flagrado no mar

Impressionada, ela quis dividir com os amigos do Facebook a visita inesperada. E como a imaginação não tem limite, nos comentários do post cada um deu a sua opinião. "Ficaram todos bobos. Teve gente que viu um macaquinho, outro um palhacinho. Eu acho que é uma borboleta, e o desenho nas costas dela parece uma cabrinha ou bode, sei lá", conta.

Curiosa para saber o que é, a internauta procurou o Gazeta Online para encontrar uma resposta. Para ajudar nessa tarefa, convidamos o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e infectologista com especialização em entomologia médica, que estuda os insetos transmissores de doenças, Aloísio Falqueto.

> Pintinho nasce com quatro patas e vira 'celebridade'

"Trata-se de uma borboleta inofensiva, uma mariposa, provavelmente de hábitos noturnos. É comum as mariposas apresentarem desenhos exóticos, lembrando figuras de animais. Funciona como mecanismo de defesa para afastar predadores", explica. Mistério resolvido!

Ver comentários