Notícia

Governo do ES demite assessoras após críticas a homenagem ao Dia do Jornalista

Postagem que foi apagada mostrava um macaco perturbado na frente de um notebook, com a mensagem 'hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas'

O Governo do Espírito Santo demitiu as duas jornalistas responsáveis pela publicação de uma homenagem ao Dia do Jornalista. A postagem nas redes sociais do governo colocava jornalistas sendo representados por um macaco perturbado, na frente de um notebook. A mensagem "hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas" rendeu críticas e, por volta das 11h40, foi apagada.

Mensagem do Dia do Jornalista do governo do ES no Facebook
Mensagem do Dia do Jornalista do governo do ES no Facebook
Foto: Reprodução

 O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentam e repudiam a atitude do governo estadual, que com a postagem ignora “toda a formação ética e social dos profissionais responsáveis por levar informação de qualidade à sociedade”.

A postagem teve o repúdio de muitos jornalistas e cidadãos indignados com a mensagem do Governo do Estado ao Dia do Jornalista. O Sindicato diz que “ao contrário de valorizar a profissão, menosprezou toda capacidade dos profissionais na realização de suas atividades”.

O Sindicato finaliza pedindo que o governo se retrate.

O Governo do Estado, em nota, pediu desculpas à categoria. Segue a íntegra do posicionamento da Superintendente de Estado de Comunicação, Andréia Lopes:

Peço desculpas publicamente em nome da Superintendência Estadual de Comunicação e do Governo do Espírito Santo pelo post absurdo publicado em nossas redes sociais em referência ao Dia do Jornalista, na manhã desta sexta-feira (07). Eu e minha equipe também nos sentimos ofendidos com essa publicação, que não nos representa, não representa a classe jornalística e o respeito que cada um dos profissionais merece. Como jornalista há 19 anos, profissão a qual me dedico com muito orgulho, eu também me sinto envergonhada e indignada com o desastre da abordagem num dia tão especial para todos nós. Nada justifica. Estava justamente reunida com nossos jornalistas que integram a Rede de Comunicação do Governo quando fui surpreendida com a notícia da publicação. Pedi imediatamente para que o post fosse retirado do ar, mas, como sei que isso não basta, fiz questão de pessoalmente me retratar publicamente com os colegas de profissão, que têm todo o respeito e admiração pelo trabalho diário que desempenham. Esse post definitivamente também não reflete o sentimento do Governo do Espírito Santo. Os jornalistas são profissionais essenciais para a democracia, são os olhos e a voz da sociedade, são motivo de orgulho, e não de brincadeiras que não têm nenhum tipo de explicação aceitável para que tenham sido feitas.

Ver comentários