Notícia

Veja o que funciona no dia de Colonização do Solo Espírito-santense

O feriado geralmente abrange apenas Vila Velha. Este ano, no entanto, a prefeitura de Vitória também aderiu à data

Somente os shoppings de Vila Velha vão funcionar em horário especial na terça-feira (23)
Somente os shoppings de Vila Velha vão funcionar em horário especial na terça-feira (23)
Foto: Gabriel Lordêllo/ Arquivo

A Colonização do Solo Espírito-santense é comemorada na próxima terça-feira (23). O feriado geralmente abrange apenas Vila Velha. Este ano, no entanto, a prefeitura de Vitória também aderiu à data. A decisão incluía ainda um ponto facultativo na segunda-feira (22), mas foi revogado após decisão do prefeito, Luciano Rezende.

Somente os shoppings de Vila Velha vão funcionar em horário especial durante o feriado. Já a Uniglória decretou ponto facultativo e fica à escolha do lojista abrir o estabelecimento.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais e federais. O Banestes vai funcionar normalmente no Estado, exceto em Vila Velha, Viana e em alguns órgãos públicos.

 O QUE FUNCIONA?

 :: Prefeituras 

1. Prefeitura de Vitória: Na segunda-feira, o órgão vai funcionar em horário normal. Já na terça-feira, a prefeitura não abrirá e somente os serviços essenciais serão mantidos.

 2. Prefeitura de Cariacica: Funcionamento normal nos dois dias.

3. Prefeitura da Serra: Funcionamento normal nos dois dias.

4. Prefeitura de Viana: A prefeitura vai funcionar normalmente na segunda-feira. No feriado não haverá atendimento e somente os serviços essenciais serão mantidos (Pronto Atendimento 24 horas em Arlindo Villaschi, o plantão da Defesa Civil e a coleta de lixo). Nas escolas municipais, na segunda-feira (22) terá aula normalmente, seguindo o calendário escolar. Os serviços administrativos da Prefeitura retornam na quarta-feira (24).

5. Prefeitura de Vila Velha: os serviços funcionarão normalmente na segunda-feira (22), incluindo os serviços disponíveis no prédio administrativo da Prefeitura. Na terça-feira, não haverá expediente na prefeitura, somente os serviços essenciais serão mantidos. 

:: Governo do Estado

A segunda-feira será normal, e na terça-feira foi decretado ponto facultativo.

 :: Shoppings 

1. Shopping Vitória: Funcionamento normal nos dois dias.

2. Shopping Jardins: Funcionamento normal nos dois dias.

3. Shopping Norte Sul: Funcionamento normal nos dois dias.

4. Shopping Vila Velha: Na segunda-feira, o shopping vai funcionar em expediente normal. No feriado, as lojas e quiosques vão funcionar das 13h às 21 horas e a praça de alimentação e lazer, das 10h às 22 horas.

 5. Shopping Norte Sul: Funcionamento normal nos dois dias.

 6. Shopping Boulevard: Na segunda-feira o estabelecimento vai funcionar normalmente. Já na terça, a praça de alimentação e lazer vai abrir das 11h às 22 horas.

7. Shopping Moxuara: Funcionamento normal nos dois dias.

8. Shopping Praia da Costa: No dia 22, o estabelecimento vai funcionar em horário normal. Já na terça-feira, feriado em Vila Velha, as lojas e estandes vão funcionar das 14h às 20h, com abertura facultativa entre das 13h às 14 horas e de 20h às 21 horas. A praça de alimentação vai funcionar das 11h às 23h.

10. Shopping Mestre Álvaro: Funcionamento normal nos dois dias.

11. Shopping Montserrat: Funcionamento normal nos dois dias.

  :: Supermercados 

1. OK Superatacado: Horário normal na segunda-feira, das 8h às 22h. Na terça, o funcionamento será normal em todas as unidades, exceto a unidade de Vila Velha, que vai funcionar das 8h às 18 horas.

2. Extrabom: Horário normal em todas as unidades, na segunda-feira. Na terça-feira, todas a unidades estarão funcionando normalmente, exceto o Extrabom e Extraplus, em Vila Velha, que vão funcionar das 8h às 18 horas e a unidade do shopping Boulevard, que vai funcionar das 10h às 21 horas.

3. Carrefour: Funcionamento normal na segunda-feira, das 8h às 23 horas. Na terça, o supermercado vai funcionar das 8h às 22 horas.

4. Carone: Funcionamento normal na segunda-feira. Na terça-feira, somente as unidades de Vila Velha vão funcionar das 8h às 18 horas. Os estabelecimentos das demais localidades vão funcionar normalmente.

5. Epa: Todas as unidades do Epa estarão funcionando normalmente na segunda-feira. Na terça-feira, somente as unidades de Vila Velha vão funcionar em horário especial, das 8h às 18 horas. As demais unidades vão abrir no horário normal, das 8h às 21 horas.

6. Schowambach: Os horários de funcionamento serão mantidos normalmente em todas as lojas da rede, localizadas em Cariacica e Vitória, das às 21h. 

7. Casagrande: Todas as unidades vão funcionar normalmente na segunda-feira. Na terça, a loja de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, vai funcionar das 08h às 18h.

8. Wallmart: Horário normal na segunda e terça-feira.

 :: Tribunal de Justiça 

Segunda-feira: horário normal

Terça-feira: regime de plantão, das 18h às 12h.

 :: Assembleia Legislativa 

O expediente de segunda-feira está mantido no horário normal: das 7h às 19h. Não haverá expediente no dia 23.

:: Uniglória 

Segundo a Uniglória, os estabelecimentos vão funcionar normalmente na segunda-feira, das 9h às 18 horas. Na terça, será ponto facultativo e fica à escolha do lojista pela abertura da loja.

:: Bancos 

Na segunda-feira, o expediente nas agências será normal. Já na terça-feira, a Federação Brasileira dos Bancos, FEBRABAN, informou que as agências bancárias não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais e federais.

Banestes

A maioria das agências do banco funcionará normalmente na segunda. Já na terça-feira, o funcionamento ocorre normalmente na maioria dos locais, exceto em Vila Velha, Viana e em alguns órgãos públicos.

Algumas unidades localizadas no interior de órgãos públicos estaduais também não abrem na terça (23). São elas: Assembleia Legislativa, Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) de Vitória, HPM, Ministério Público do Espírito Santo e Tribunal de Contas. Também estarão fechados os postos de atendimento localizados no interior dos fóruns.