Notícia

Gestão da água em debate no 2º Encontro de Bacias Hidrográficas

Especialistas vão apresentar atual situação e discutir propostas para a crise hídrica no Estado

Plateia da primeira edição do Encontro Estadual de Bacias Hidrográficas
Plateia da primeira edição do Encontro Estadual de Bacias Hidrográficas
Foto: Ismael Inoch

A cobrança pela água, o respeito à preservação e os desafios da gestão dos recursos hídricos entram em discussão no 2º Encontro Estadual de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo. O objetivo é apresentar a atual situação das bacias no Estado e discutir iniciativas sobre a gestão da água. O encontro acontece no auditório da Rede Gazeta no dia 5 de julho e vai reunir especialistas e sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio

deste link

.

O evento faz parte de uma série de iniciativas planejadas e executadas pela Rede Gazeta em defesa da conservação dos recursos hídricos. “Temos a compreensão de que o nosso papel está fortemente relacionado ao desenvolvimento da comunidade capixaba e que todos nós dependemos visceralmente da oferta de água em quantidade e qualidade, por isso abraçamos essa causa de forma permanente. Cuidar e conservar essa fonte de riqueza é uma obrigação de todos” diz a diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede, Letícia Lindenberg.

Neste domingo (18), no intervalo do Fantástico, a Rede Gazeta lança a campanha "Água, fonte da vida e da riqueza", uma série de cinco episódios abordando aspectos cotidianos da presença da água na vida e na economia da comunidade espírito-santense.

O tema do encontro será “Crise hídrica, gestão e cobrança pelo uso da água”, debatido pelo presidente do Conselho Administrativo da Agência de Bacias PCJ, Paulo Tínel, e pelo diretor-geral da Agência de Bacia do Rio Doce (AGB Doce/Ibio), Ricardo Valory.

O Programa Estadual de Construção de Barragens e as mudanças no financiamento do Reflorestar, também serão pauta do evento, apresentados pelo secretário Estadual da Agricultura, Octaciano Neto, e pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, respectivamente.

Participam do Encontro, o representante da Associação dos Usuários de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AURHES), João Lages Neto, o representante da Federação da Agricultura, Murilo Pedroni, além dos representantes dos 13 comitês de bacias do Estado. Também estão confirmados o promotor Marcelo Lemos, o presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim, e o vice-Governador César Colnago, que participará do encerramento.

Ações

Em 2016, a Rede Gazeta promoveu o 1º Encontro de Bacias Hidrográficas que marcou o lançamento da Década Estadual da Água e reuniu quase 200 pessoas, incluindo sociedade e especialistas no auditório da empresa. Na ocasião, o jornal A GAZETA trouxe uma publicação especial sobre o evento. Desde 2000, a Rede Gazeta organizou e participou da cobertura de uma série de expedições científicas em rios capixabas como o Santa Maria da Vitória, o Itapemirim e o Doce.

2º encontro estadual de bacias

Quando: 5 de julho

Local: Auditório da Rede Gazeta

Insrições: especiais.gazetaonline.com.br/agua/