Notícia

Macaco é encontrado morto em quintal de casa em Vitória

A Prefeitura de Vitória recolheu o animal no início da noite deste domingo; testes serão realizados para apontar a causa da morte do macaco

 Macaco é encontrado morto em Santa Lúcia, Vitória, neste domingo (16)
Macaco é encontrado morto em Santa Lúcia, Vitória, neste domingo (16)
Foto: Internauta

Um macaco morto foi encontrado em um quintal no bairro Santa Lúcia, em Vitória, no final da manhã deste domingo (16). O comerciante Aldezir Zanotelli, 68, afirma ter acionado alguns órgãos, mas nenhum foi recolher o animal até que ele acionasse a reportagem do Gazeta Online. Ele está preocupado porque há idosos na residência que não puderam se vacinar contra a febre amarela, inclusive a mãe dele, de 93 anos. 

"Nessa região, há uma mata e por isso estamos preocupados. É muito mosquito. Minha mãe, que é idosa, não conseguiu se vacinar", relata. 

A família conta ter acionado o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que informou que recolhe apenas animais vivos e passou para o Zoonoses. O comerciante, então, entrou em contato com a Prefeitura de Vitória. "Solicitei todos esses órgãos e nenhum pode recolher. Ficamos umas 3 horas no telefone. O macaco pode estar morto por causa de febre amarela. Estamos preocupados", diz Aldezir.

> ES corre risco de febre amarela urbana, diz instituto

OUTRO LADO

O diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Rogério Almeida, afirma que a ligação do comerciante caiu em uma caixa que não era a de recolhimento de animais. "Por isso, ele não foi recolhido. Vamos recolhê-lo e tiraremos as vísceras para que sejam encaminhadas para testes em laboratórios, que ficam fora do Estado", afirma o diretor. 

A Prefeitura informou que o macaco seria recolhido por volta das 18 horas deste domingo (16). A promessa da prefeitura foi cumprida. O comerciante entrou em contato com a Redação para informar que o animal foi retirado do quintal dele.