Notícia

Moradores de bairro de Jaguaré estão sem água há mais de uma semana

Para ter água em casa, eles precisam comprar ou buscar em outros bairros

Moradores de bairro de Jaguaré estão sem água há mais de uma semana
Moradores de bairro de Jaguaré estão sem água há mais de uma semana
Foto: Reprodução TV Gazeta Norte

Moradores do bairro Novo Tempo, em Jaguaré, Norte do Estado, reclamam que estão sem água há nove dias e que o problema acontece apenas na região. Para ter água em casa, eles precisam comprar ou buscar em outros bairros.

"Nove dias sem uma gota. A gente está pegando água com os vizinhos, de quem tem, para a gente poder beber. Quando a gente não acha, a gente vai no Seac. Quem tem parente lá, pega lá, porque lá está caindo água", disse a autônoma Claudileia Ribeiro.

Já a dona de casa Priscila dos Santos precisou comprar. "Tivemos que comprar uns galões, que não foi muito em conta. Aí o meu esposo traz água do serviço dele para abastecer a nossa caixa do chão para a gente jogar água para cima. Se não, a gente não tinha água para cozinhar, nem tomar banho, para nada", afirmou.

O município de Jaguaré já adotou o racionamento de água. Sem chuva, a barragem Jundiá, que faz o abastecimento da cidade, está praticamente seca. O abastecimento é interrompido às 13 horas e a liberação da água só volta a acontecer depois das 21 horas. Mas os mais distantes do ponto de captação acabam não recebendo água.

O encarregado geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Jaguaré, Jorge Morelo, explicou que "está faltando realmente nos bairros mais distantes por pressão de rede mesmo. Para para fazer o racionamento. A rede está toda vazia. Até recalcar de novo para chegar nos bairros mais distantes, realmente quem está mais distante sofre".

O município possui quatro poços artesianos e a expectativa é que outros sejam construídos. Enquanto isso, segundo o Morelo, um caminhão-pipa tem passado nos locais onde a água não chega. As pessoas devem solicitar o serviço no Saae.

Com informações de Érika Carvalho (TV Gazeta Norte)