Notícia

Foto durante expediente acaba com diretor de PA afastado em Sooretama

O vídeo gerou indignação na internet

Deitado na maca, enquanto espera atendimento, João Alves, 63 anos, observa os profissionais da saúde posarem para uma foto. A cena aconteceu no último dia 9 de julho no Pronto-Atendimento de Sooretama, no Norte do Estado, e foi filmada com o celular pela filha do idoso, Luciana Souza. João faleceu dois dias depois, no Hospital Geral de Linhares (HGL), também na região Norte. O vídeo, compartilhado pela filha em uma rede social, gerou indignação na internet.

As imagens (veja vídeo abaixo) mostram o idoso no corredor do PA enquanto um grupo de oito profissionais se organiza para tirar uma foto durante o horário de trabalho. Na foto estavam um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além do diretor do Pronto-Atendimento, Francisco Bittencourt, e de outros funcionários. Indignada com a situação, Luciana publicou o vídeo no Facebook dias depois da morte do pai e marcou o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel, na postagem. 

Em entrevista à TV Gazeta Norte, o prefeito do município classificou a atitude dos profissionais de saúde como "desumana" e "desrespeitosa". Nessa segunda-feira (17), Broedel, que postou um posicionamento em sua página no Facebook (veja no final da matéria),  garantiu que o caso será apurado e afastou Francisco Bittencourt do cargo de diretor do Pronto Atendimento. 

Um processo administrativo foi aberto para investigar o que aconteceu. Segundo o prefeito, além de Bittencourt também estavam na foto um médico que estava de plantão no dia, dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro, além de outros funcionários. A conduta deles também será apurada.

Bittencourt chegou a postar uma foto (veja abaixo) da equipe na rede social, parabenizando os funcionários pela primeira semana de funcionamento do PA 24 horas. Procurado pela reportagem da TV Gazeta, ele afirmou que a intenção era ter feito a foto de manhã, mas, como o PA estava cheio, o registro foi feito à tarde, quando só tinham dois pacientes no local, entre eles seu João. Bittencourt disse ainda que a foto foi feita enquanto o idoso estava na sala de raio-x, embora o vídeo mostre João no corredor da unidade. 

A família diz que João foi levado ao PA na manhã do dia 9, um domingo, com fortes dores no peito e no pescoço, e que no PA teria feito apenas um raio-x e recebido uma injeção para dor. O idoso foi encaminhado para o Hospital Geral de Linhares na noite daquele dia, onde ficou internado até terça-feira, dia 11, quando acabou morrendo.

Com informações de Kaio Henrique, da TV Gazeta

Prefeito se pronuncia no Facebook