Notícia

Novo PDU de Vitória e suas consequências

PDU gera polêmica, é inevitável. São conflitos legítimos que precisam ser alinhados para o melhor da cidade

O mês de junho é importante na sequência das próximas etapas de discussão do novo Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória. Até o final deste mês, todos os moradores poderão ter acesso à versão final do projeto, que ainda estará aberto a mais sugestões e mudanças.

Depois disso, acontece o Encontro da Cidade, em que o documento será apresentado e detalhado a todos. E, após este encontro, será encaminhado à Câmara de Vereadores para votação.

Estamos tratando de uma matéria que vai regular todo o crescimento da cidade nos próximos dez anos. Em se tratando de uma capital com poucos espaços livres, alto adensamento urbano, déficit habitacional e grandes questões de mobilidade para resolver, o PDU se torna um documento que gera impactos importantes.

Estamos estudano o tema para poder explicar cada proposta presente nele da melhor maneira possível aos moradores da cidade.

Ao longo da construção do projeto, apresentamos alterações essenciais, como a liberação da exigência de vagas de estacionamento para templos religiosos menores, dentro dos bairros, onde o uso de veículos é limitado. Uma outra ideia que deve ser incluída no texto final é a proibição de ampliação das empresas na área do Porto de Tubarão, como forma de conter o aumento da poluição do ar e do mar. Assunto delicado, mas necessário de se tratar.

O PDU gera polêmica, o que é inevitável. São muitos conflitos legítimos que precisam ser alinhados para o melhor da cidade. Como, por exemplo, a discussão sobre a ampliação da atividade de boates na Praia do Canto, onde já existe um polo de entretenimento intenso. Do outro lado, estão os moradores, que têm ponderado corretamente que há efeitos negativos gerados por estes empreendimentos na rotina do bairro.

Assim, a participação de quem mora, empreende e trabalha na cidade é importante. As regras do PDU têm consequências sobre nosso dia a dia e as atividades que desenvolvemos em todo o espaço urbano. A contribuição de quem deseja o melhor para Vitória é essencial neste momento.

*O autor é vereador em Vitória

Ver comentários