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Recall: quanto tempo você dedica à sua marca?

Recall é uma oportunidade de explorar estratégias e melhorar seu trabalho na construção da marca

No próximo mês, A GAZETA divulgará a lista das empresas líderes na pesquisa Recall. Este é um trabalho desenvolvido pelo jornal há 25 anos, em parceria com o Instituto Futura. Para você, leitor, é uma excelente oportunidade de conhecer as marcas mais lembradas pelos capixabas, e verificar se coincidem com as suas próprias preferências.

É curioso que após tanto tempo de pesquisa, muitos empresários capixabas ainda confundem o seu resultado e a importância do levantamento. Recall é, na verdade, a lembrança que temos de determinada categoria de produtos. O entrevistado tem que responder rapidamente a primeira marca que vem à sua mente, dentro de cada categoria. Toda resposta pensada após isso deverá ser descartada. Isso justifica, por exemplo, a escolha por marcas que não consumimos, ou mesmo marcas que não se enquadram em nossas preferências, mas, na visão do consumidor, faz todo sentido.

Por outro lado, o Recall pode ser de marcas que não existem mais, ou de categorias que se transformaram em nome de marcas. Por exemplo, se perguntado qual é a marca que vem à sua mente quando a categoria é cursos de línguas, a maioria dos entrevistados responde: inglês. Reparem que a ausência de uma marca forte, com propriedades tangíveis e emocionais, acabam proporcionando oportunidades mercadologias a serem exploradas pelo marketing da empresas.

O fato é que a pesquisa de Recall é uma oportunidade, não só para as marcas líderes, mas também para as outras colocadas, de explorar suas estratégias, pois demonstra, muitas vezes, a necessidade de melhorar seu trabalho na construção da marca. A marca é a alma da empresa. É o nome, a simbologia de muitas estratégias, uma tarefa difícil e árdua na construção do seu branding.

Agora, para conquistar esse objetivo, a propaganda é uma forte aliada na construção e na diferenciação das marcas e, talvez como decorrência disso, não necessariamente as líderes são investidoras em volume de propaganda e se utilizam desta ferramenta para melhorar o seu posicionamento.

Vejo a pesquisa de Recall como um forte indicativo para a propaganda, no investimento que as empresas fazem no desenvolvimento dos seus negócios e na fixação da sua imagem na mente dos seus consumidores. E você, quanto tempo dedica à sua marca?

*O autor é publicitário e professor do curso de Comunicação Social da Ufes

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