Joviana Venturini

[email protected]

  • Últimas da coluna

Festa de Pentecostes em Viana

Confira os destaques da Coluna da Fé desta quinta-feira (25)


Chegou a hora de festejar Pentecostes na cidade de Viana. São 200 anos de tradição açoriana que junto à fé se transforma em uma das festividades mais importantes da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana. Os festejos em honra ao Divino Espírito Santo são a única manifestação cultural açoriana remanescente no município e que começam já neste sábado (27) e seguem até o dia 4 de junho.

Neste sábado (27), às 19h30, os devotos se reúnem na igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição para a santa missa. A programação continua no domingo (28), com diversas atrações entre elas, às 9h30, com a 1ª Cavalgada Beneficente, exposição de carros antigos, missa, leilão, barracas, roletas, moda de viola, apresentação de banda de congo Beatos de São Benedito de Vila Velha e show com Ernesto Mathias.

Segundo a coordenadora da comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Viana-Sede, Edna Regina Pilon, a cada ano a festa fortalece mais os laços de união. “É importante o povo estar atento a essa tradição que, neste ano, completa 200 anos de história. Como todos os anos, o nosso objetivo é que seja uma festa bonita”, explica.

Ainda segundo Edna, o dia oficial da festa é o domingo de Pentecostes, que este ano será no dia 4 de junho. Neste dia, às 5h da manhã, começa a Alvorada com a participação da Banda Lira Euterpe Vianense e Banda de Congo Nosso Paraíso. Na programação, o público poderá participar da missa solene, almoço comunitário, dança folclórica, desfile cultural religioso, Ação entre Amigos e encerramento da festa com show Católico com a Banda Ciros. Edna explica que, neste ano, a história do jubileu de 200 anos será contada em um desfile cultural.

“Neste ano vamos ter o desfile religioso cultural e histórico com o tema “200 anos de caminhada, fé e tradição em uma colina histórica” que tem o objetivo de resgatar a história e cultura do povo vianense através de suas tradições religiosas, onde será possível conhecer e refletir sobre as experiências históricas vividas, a fim de valorizar e manter vivo entre nós exemplos de nossos antecessores”, explica.

O espetáculo será apresentado por 12 alas temáticas com a participação de todas as comunidades, setores pastorais e movimentos da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Viana, que acompanhados de elementos cênicos, indumentária temática e performance de teatro e dança, apresentarão ao público os fatos marcantes da história cultural e religiosa do município de Viana.

 

Ver comentários