• Últimas da coluna

Dom Geraldo Lyrio celebra 50 anos de ordenação em Fundão

Missa vai marcar o aniversário do Arcebispo de Mariana, que é capixaba e faz visita ao Estado


Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG)
Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG)
Foto: Divulgação

Dom Geraldo Lyrio Rocha, atualmente é arcebispo de Mariana (MG), vai aproveitar sua visita ao Espírito Santo para comemorar também o aniversário de 50 anos de sua ordenação presbiteral. Para isso, ele irá presidir uma celebração eucarística em ação de graças no dia hoje. às 19h30, na igreja matriz da Paróquia São José, em Fundão (ES), sua cidade natal.

Na quinta-feira (20), Dom Geraldo celebrou a missa pelos 20 anos da dedicação da Catedral em Colatina, diocese da qual foi o primeiro bispo e onde atuou por 12 anos, de 1990 a 2002. Ele também foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, entre 1984 e 1990. Foi ainda o primeiro arcebispo de Vitória da Conquista de 2002 a 2007, ano em que, enfim, chegou à Arquidiocese de Mariana onde está até hoje.

Dom Geraldo Lyrio Rocha realizou seus estudos iniciais no Grupo Escolar Ernesto Nascimento, em Fundão. Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória. Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma. Ordenou-se padre no dia 15 de agosto de 1967, em sua cidade natal. Enquanto padre da Arquidiocese de Vitória foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, professor da Ufes e pároco nas paróquias de Itacibá, Praia do Suá e da Vila Rubim. 

Recebeu a ordenação episcopal no dia 31 de maio de 1984, em Vitória, no Espírito Santo, das mãos de Dom Silvestre Luís Scandián, Dom Arnaldo Ribeiro e Dom Florentino Zabalza Iturri.

 

 

Ver comentários