Elton Lyrio

Editor Adjunto de Cidades, substituto na Coluna da Fé e especializado na cobertura de educação

[email protected]

  • Últimas da coluna

Festa de Nossa Senhora da Esperança, na Serra

Paróquia de Cidade Continental celebra sua padroeira até o próximo dia 15, com missas e procissões


Padre Benjamin Boro Nama presidirá as celebrações
Padre Benjamin Boro Nama presidirá as celebrações
Foto: Fafa de Jesus

A recém-criada paróquia de Nossa Senhora da Esperança, em Cidade Continental, na Serra celebra a partir de amanhã a novena de sua padroeira, cuja festa litúrgica é comemorada no dia 15 de agosto. O tema central da festa é “Porque olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1,48a).

 

Até o dia da padroeira serão celebradas missas em todas as comunidades que formam a paróquia, começando amanhã pela comunidade Sagrada Família (Setor Europa) e encerrando-se na comunidade Matriz Imaculado Coração de Maria (Setor Ásia). No sábado, dia 12, será celebrada uma missa pelas crianças na comunidade Cristo Redentor (Setor Oceania). As celebrações serão presididas pelo pároco padre Benjamin Boro Nama.

 

No domingo haverá o sorteio de uma ação entre cristãos com cinco prêmios. Os bilhetes podem ser adquiridos com os membros das equipes nas comunidades e custam R$ 2. No dia da padroeira haverá missa solene na Matriz, seguida de procissão.

 

Todos os dias após às missas haverá barraquinhas, músicas e comidas típicas. A paróquia foi instalada em 15 de maio deste ano e é administrada pelos padres verbitas.

 

Programação das Missas:

 

06/08 (Domingo) - 19h30 - Missa de abertura na Comunidade Sagrada Família

 

07/08 (2ª) - 19h30 - Missa na Comunidade Jesus de Nazaré

 

08/08 (3ª) - 19h30 - Missa na Comunidade Cristo Redentor

09/08 (4ª) - 19h30 - Missa na Comunidade Menino Jesus

10/08 (5ª) - 19h30 - Missa na Comunidade São Daniel Comboni

11/08 (6ª) - 19h30 - Missa na Comunidade Santíssima Trindade

12/08 (Sábado) - 09h30 - Missa pelas crianças na Comunidade Cristo Redentor

18h - Missa na Comunidade Matriz1

13/08 (Domingo) - 18h - Missa na Comunidade Matriz e sorteio da Ação entre cristãos

14/08 (2ª)- 19h30 - Missa na Comunidade Santo Antônio

15/08 (3ª - Dia da Padroeira) - Solenidade na Matriz, seguida de procissão

História

A devoção à Nossa Senhora da Esperança é muito antiga na Igreja. Ela remonta aos primeiros séculos do Cristianismo. Foi oficialmente reconhecida em 656, no Concílio de Toledo, na Espanha.

 

De Portugal a devoção à Nossa Senhora da Esperança foi trazida para o Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses que aqui chegaram, porque seu culto havia se afervorado no ciclo dos descobrimentos.

No dia 26 de abril de 1500, Frei Henrique de Coimbra celebrava a primeira missa em terras brasileiras. E, sobre o altar improvisado encontrava-se a imagem de Nossa Senhora da Esperança, que acompanhara a expedição de Cabral, desde Portugal. 

 

Concentração do Apostolado em Iconha

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Iconha, vai sediar no próximo domingo (06), a 29ª Concentração Diocesana do Apostolado da Oração. A expectativa é que o evento reúna cerca de 2 mil fiéis de diversas paróquias do Sul do Estado, no pavilhão das Ascames.

 

O tema deste ano será “Com Maria rumo ao coração de Jesus”. O evento começa às 08h30 com acolhida dos Apostolados da Diocese, a programação segue com missa presidida pelo Bispo Dom Dario, almoço, momento de espiritualidade, coroação, palestra e sorteios.

 

O Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis composta por leigos católicos. Seus Estatutos assim o definem: “O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

 

ExpoAgro Vidas

A ExpoAgro Vidas Aracruz traz este ano dois shows cristãos com entrada franca dentro da programação que ocorre no Parque de Exposições da cidade. Sobe ao placo hoje a cantora evangélica Damares e amanhã é a vez do Ministério católico Adoração e Vida, que tem como vocalista o missionário Walmir Alencar. O evento é beneficente ao hospital São Camilo

 

 

 

Ver comentários