Joviana Venturini

Editora-adjunta de Cidades e editora da Coluna da Fé

[email protected]

  • Últimas da coluna

Padre lança livro sobre peregrinação espiritual entre Minas e Goiás  

Confira os destaques da Coluna da Fé desta quarta-feira


Padre Paulo  Sérgio Vaillant lança seu livro
Padre Paulo Sérgio Vaillant lança seu livro
Foto: divulgação

Foram 15 dias de caminhada, num percurso de 500 quilômetros, de uma cidadezinha na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, até o Mosteiro Beneditino Ecumênico, em Goiás. Na mochila, poucas roupas, uma manta, uma Bíblia, os “Exercícios Espirituais”, de Santo Inácio de Loyola; o livro “O Relato do Peregrino Russo”, de autor anônimo; um caderninho para anotações e nenhum dinheiro no bolso.

A experiência adquirida nesse percurso (onde contou unicamente com a caridade alheia, já que preferiu o anonimato, não se identificando como sacerdote) é o que dá o tom ao livro “O Peregrino e o Caminho - Um Encontro na Intimidade de Deus” (Edições Loyola, 128 páginas, R$ 20), do padre Paulo Sérgio Vaillant, pároco da Paróquia Santíssima Trindade, de Cariacica.

A noite de autógrafos será nesta quinta-feira (17), após a missa das 19h30, na paróquia Nossa Senhora da Glória, na Glória, em Vila Velha.

Na publicação, o sacerdote compartilha com os leitores a busca de um significado espiritual. A rota entre os dois Estados, feita em 1997, é apresentada como uma metáfora, onde quem se dispõe a pegar a estrada não está cumprindo meramente uma tarefa mas vai atento aos sinais que aparecem pelo caminho, num exercício de simplicidade, contemplação e de intimidade com Deus.

O autor

Paulo Sérgio Vaillant entrou na Companhia de Jesus em 1981 e foi ordenado presbítero em 1993. Trabalhou no CEAS/Salvador durante três anos. Em 1997 fez uma peregrinação Minas-Goiás para o Mosteiro Beneditino Ecumênico, onde viveu por três meses. Após discernimento, interrompeu o mestrado em Ciências Políticas na UFMG e foi para a missão da Equipe Itinerante da Amazônia. Durante quase dez anos coordenou o Apostolado Social dos jesuítas do Brasil. Essa missão lhe proporcionou diversas experiências nos cinco continentes. Em 2007 se desligou dos jesuítas. Passou a atuar como padre diocesano na Arquidiocese de Vitória, onde trabalha como pároco na paróquia Santíssima Trindade, em Vila Capixaba, Cariacica.

Serviço:

Noite de autógrafos do livro "O Peregrino e o Caminho - Um Encontro na Intimidade de Deus”

Quando: nesta quinta-feira (17), após a missa das 19h30

Onde: salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória. Referência: ao lado da Fábrica de Chocolates Garoto, no bairro da Glória, em Vila Velha

Preço do exemplar: R$ 20,00

Disponível também no site www.loyola.com.br

Ver comentários